Com obras avançadas, a previsão de entrega da primeira etapa do novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), na Base Aérea de Fortaleza, foi atualizada para o primeiro semestre de 2026. Conforme divulgou o Governo, a etapa inicial está com 21% das obras concluídas.
A primeira etapa das obras, que teve ordem de serviço assinada em setembro de 2024, envolve a construção de dois blocos, com três pavimentos cada, sendo um para Alojamentos e outro para o bloco de Engenharia, onde funcionarão as salas de aulas e o laboratório. O investimento nesta fase é de R$ 70,9 milhões, com a Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP) sendo a responsável pela obra.
Os serviços em andamento nos dois prédios são: execução de paredes, escadas, chapisco e cobogós no pavimento térreo. A execução da estrutura de concreto dos prédios alcançou 50% de conclusão no bloco de Engenharia e 75% no de Alojamentos. Os próximos passos serão as instalações e a concretagem da laje do 2º pavimento.
A próxima etapa inclui reformas das edificações atualmente existentes na Base Aérea de Fortaleza e a implantação de infraestrutura viária, elétrica e hidrossanitária. Serão feitas a recuperação de cobertas e as reformas no prédio administrativo/acadêmico, no hotel de trânsito, no rancho, no grupo de saúde e no bloco de apoio. Atualmente, o canteiro de obras conta com trabalhadores diretos. A projeção é chegar a 250.
ITA CEARÁ
Nesta segunda-feira (9), o governador Elmano de Freitas (PT), o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), visitaram a estrutura. Também estiveram presentes o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; o coronel aviador e comandante da Base Aérea de Fortaleza, Leonardo Amorim; e o coronel aviador e diretor do ITA Ceará, Tony Gleydson Barbosa Costa.
“Aqui teremos gente sendo formada com muita qualidade e, ao mesmo tempo, com muita pesquisa em áreas estratégicas para o Ceará, como Energias e Engenharia de Sistemas, além do desenvolvimento de empresas e negócios”, disse Elmano, lembrando dos novos cursos que serão iniciados no ITA.
Conforme Chagas, o novo campus tem um grande potencial para “transformar a realidade econômica do Ceará”.
Com sede em São José dos Campos, o ITA terá pela primeira vez em 75 anos de história um campus fora do estado de São Paulo. No Ceará, além dos seis cursos tradicionais de Engenharia – Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação e Aeroespacial -, serão acrescentados dois novos cursos: Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energias Renováveis, com perspectiva de cursos de pós-graduação e de outra oferta de graduação em Bioengenharia.
O primeiro processo seletivo de acesso ao ITA Ceará aconteceu em 2024, com a primeira turma sendo acolhida em 2025 e 2026 ainda no campus de São José dos Campos, em São Paulo. Após a conclusão das obras, as turmas serão transferidas à nova unidade, no Ceará, para dar prosseguimento às atividades.
Um novo edital foi lançado para o vestibular do ITA 2026, incluindo vagas para o novo campus no município de Fortaleza. As inscrições estão abertas até 13 de julho exclusivamente pelo site do ITA.
