O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), autorizou a construção de 17 novas escolas em tempo integral, em 17 municípios. Além disso, o gestor do Estado também entregou cinco veículos a escolas do tipo Família Agrícola e anunciou a convocação de 13 novos professores concursados para reforçar a Rede Estadual de Ensino.
Elmano de Freitas ressaltou que a iniciativa faz parte da política de universalização do ensino em tempo integral, que busca garantir a universalização desse modelo em todas as escolas da rede pública estadual até 2026.
Das 17 novas escolas, 14 são de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs); uma Estadual de Educação Profissional (EEEP); uma do Campo e outra Quilombola. Para a construção dessas unidades de ensino estão sendo investidos R$ 210,4 milhões. Com a assinatura da ordem de serviço, foram beneficiados os municípios de Aracati, Baturité, Crato, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Icó, Itatira, Juazeiro, Mombaça, Mulungu, Pacatuba, Poranga, Quiterianópolis, Quixadá, São Gonçalo do Amarante e Tauá.
“Esta é a pauta mais importante para o desenvolvimento do nosso povo, a educação no Estado. Estamos dando mais um passo para que tenhamos escola em tempo integral para toda a nossa juventude”, ressaltou Elmano de Freitas.
Com essas 17 novas escolas, já foram dadas ordens de serviço a 55 unidades escolares este ano, somando um investimento de mais de R$ 657 milhões.
“Nós ainda teremos muito orgulho de, lá na frente, olharmos para trás e dizer que ‘houve um tempo que sequer tinha escolas para o nosso povo, e agora todos têm acesso a [uma] escola em tempo integral no Ceará’. Tenho absoluta convicção que é um passo importantíssimo para mudar o futuro da nossa juventude, o futuro do nosso estado”, afirmou o Governador.
Entre os estudantes que vão receber um novo prédio para o seu aprendizado, está o estudante da 2ª série do ensino médio, Clark da Costa. “É uma alegria ver isso acontecendo, ainda mais como alguém que acredita na educação. A chegada do novo prédio é algo que esperamos com o coração acelerado, porque será a realização de um sonho coletivo”, pontuou.
Cheio de sonhos para serem realizados, Clark da Costa ressaltou que, para os estudantes da escola pública cearense, a ordem de serviço assinada representa mais que prédios. “Com as novas escolas, vem avanço para além do estrutural, vem o avanço humano. Ele transporta trajetórias, amplia horizontes e planta esperança em cada estudante cearense. É um novo olhar para a educação pública“, ressalta.
REFORÇO
Além da ordem de serviço para a construção das escolas em tempo integral, o Governo do Ceará também entregou cinco novos veículos para Escolas Família Agrícola (EFAs). O veículo, estilo pick-up pequena com cabine dupla, servirá para apoio logístico ao desenvolvimento das atividades educacionais do Tempo Comunidade da EFA, que funciona em Pedagogia da Alternância, abrangendo desde o deslocamento de professores que acompanham as atividades pedagógicas desenvolvidas pelos estudantes nesse período, como também a movimentação de insumos necessários a essas atividades.
“É uma felicidade estar aqui para esses três anúncios importantes para a nossa educação. Isso mostra cada vez mais investimento na nossa educação, nossa juventude. Representa apoio, dedicação e compromisso com a nossa educação”, enfatizou a secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela.
Além dos investimentos já citados, o governador Elmano de Freitas assinou a convocação de 13 professores concursados para a Rede Estadual de Ensino, fechando assim um ciclo de 1.461 professores chamados desde janeiro de 2023. Esses professores eram os remanescentes do cadastro de reserva do último concurso realizado pela Secretaria da Educação (Seduc), pois tinham pedido reclassificação anteriormente.
“O que se constrói no dia a dia da escola são projetos de vida, realização de sonhos. Tanto de estudantes, quanto de professores. É sabendo dessa importância que todos os dias estamos investindo na valorização da educação em todas as áreas, e assim não pararemos de avançar na nossa educação”, concluiu Eliana Estrela.
