Menu

Evandro lança programa de limpeza e monitoramento de pontos de lixo próximos a escolas de Fortaleza

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT) esteve presente hoje na Escola Municipal Dois de Dezembro, na Barra do Ceará, para o lançamento do programa “Joga Limpo”, na manhã desta quinta-feira (5), Dia do Meio Ambiente. Com a iniciativa, serão ao todo 60 pontos de lixo em toda a cidade de Fortaleza monitorados por escolas da rede pública municipal, que serão limpos pelo programa. Será uma ação integrada entre a SCSP, SEGOV, URBFOR, SME, AGENFIS, IPPLAN, CEGOR/SE, SERC, ACFOR, Guarda Municipal,  SESEC e SEUMA.

Estiveram presentes também o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Leo Couto (PSB); o secretário municipal do Urbanismo e Meio Ambiente, João Vicente; e o secretário municipal da Educação, Idilvan Alencar; além de outros secretários e vereadores. A solenidade contou com a presença de estudantes, professores e da diretora da instituição, Roberta Costa. 

Inicialmente as atividades serão concentradas na Regional 1, onde foram identificados 15 pontos de lixo em um raio de até 50 metros das instituições de ensino, a maior incidência registrada na cidade.

“Nós iremos selecionar 60 pontos de lixo em algumas escolas de Fortaleza para que a gente possa limpar e ficar monitorando para que não volte a ocorrer descarte de lixo e resíduos sólidos nesses pontos. Para que a gente possa cada vez mais espalhar isso por toda Fortaleza, e fazer com que esse programa a gente possa efetivamente estar aí espalhando por toda nossa capital e tendo uma cidade limpa, saudável”, destacou o chefe do Executivo municipal.

Além disso, conforme destacou Evandro Leitão, outra frente será no campo pedagógico, com ações formativas e de conscientização nas escolas com as crianças. Com o lema“pequenos no tamanho, grandes na mudança”, elas atuarão também como pequenos mobilizadores sociais e ajudarão no monitoramento dos pontos de descarte.

Serão ações educativas, buscando estimular mudanças de comportamento e prevenir o reaparecimento dos focos de lixo. O vereador Leo Couto destacou a importância do programa para uma conscientização coletiva.

“Uma nova metodologia para que essas crianças já cresçam tendo uma responsabilidade ambiental, ninguém faz nada sozinho, e a gente precisa que a população de Fortaleza entenda que faz parte desse ecossistema que faz a cidade de Fortaleza mais limpa, trazendo mais saúde e cidadania”, pontuou.

O programa acontece em um cronograma de 5 fases, ao longo do ano. A meta é que, no período de até cinco semanas, os espaços transformados ganhem uma nova função visual e ambiental, com áreas limpas e revitalizadas. 

Confira o cronograma do Joga Limpo:

  • Fase 1 – Diagnóstico;
  • Fase 2 – Limpeza e requalificação do local;
  • Fase 3 – Educação Ambiental e Engajamento;
  • Fase 4 – Reavaliação.