Menu

Codevasf vai financiar a construção de piso intertravado em comunidades de Fortaleza

Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), empresa pública vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), vai financiar a construção de piso intertravado em comunidades carentes de Fortaleza que ainda não possuem pavimentação. A ordem de serviço, com a autorização das obras, já foi assinada nesta quinta-feira (5).

A pavimentação de vias públicas resulta em melhorias diversas para os habitantes das comunidades contempladas. Além de eliminar o convívio com poeira e lama, o revestimento facilita a mobilidade e reduz riscos à saúde dos moradores.

Os serviços de melhoria de infraestrutura urbana fazem parte das ações promovidas pela Codevasf, diretamente ou por meio de convênios com os poderes públicos local e estadual.

A informação foi divulgada pelo deputado federal Domingos Neto (PSD), durante a PEC Nordeste.

Como explicou o parlamentar, o piso intertravado que será colocado nas áreas periféricas da capital cearense vai ter o “padrão” do que é utilizado na Avenida Beira-Mar, como lembrou Domingos, “a área mais rica do Estado”. O deputado é irmão da vice-prefeita Gabriella Aguiar (PSD).

“Nós temos diversos becos, vielas [em Fortaleza] que não têm pavimentação. Isso é um problema histórico. Como não passam as máquinas grandes [de asfalto], acaba não chegando nenhuma. A solução é poder usar o mesmo padrão usado na [Avenida] Beira-Mar. O piso intertravado, o tijolinho consegue ser feito mesmo nos becos mais estreitos. E com isso a gente pode chegar às famílias mais carentes de Fortaleza. Então, é levar aos lugares mais desafiadores, mais pobres do Município o que é utilizado como padrão nos melhores bairros de Fortaleza e na Beira-Mar, que é o nosso cartão-postal”, completou Domingos Neto.

Com informações de Rodrigo Rodrigues.