A 27ª edição do Seminário Nordestino do Agro (PEC Nordeste) terá início, nesta quinta-feira (5), e promete movimentar o centro de Eventos do Ceará (CEC), com uma média de 20 mil pessoas por dia no equipamento. A expectativa dos organizadores é de uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 150 milhões em negócios.
Com a realização da PEC Nordeste ainda na primeira semana deste mês, a agenda de eventos do CEC permanece lotada. O secretário do Turismo, Eduardo Bismarck, comemora a escolha do equipamento para a realização de grandes eventos no Estado.
“Por aqui, somos espaço para os principais eventos do Estado e seguimos com agenda cheia, recebendo cultura, negócios, inovação e grandes encontros que movimentam toda economia do Ceará. O Centro de Eventos é mais um importante equipamento administrado pela Setur e seguimos trabalhando, conforme as diretrizes estabelecidas pelo governador @elmanofreitas, para fortalecer o turismo, gerar oportunidades e impulsionar o desenvolvimento. VIVA!”, postou Eduardo Bismarck nas redes sociais.
Considerado o maior evento do setor agropecuário do Estado, o PEC Nordeste é promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além dos sindicatos ruralistas.
A feira reunirá mais de 600 empresas e instituições, distribuídas em aproximadamente 1,4 mil estandes de exposição. Os seminários técnico-científicos, que abrangem mais de 15 segmentos do agronegócio, já contam com mais de 10 mil inscritos. Além disso, são esperadas 200 caravanas de produtores rurais, vindas do interior do Ceará e de outros estados.
NOVIDADES PARA 2025
Entre as principais novidades do PEC Nordeste 2025, destacam-se a Feira dos Municípios e o Concurso Leiteiro. A Feira dos Municípios reunirá mais de 30 prefeituras cearenses, que terão a oportunidade de expor e comercializar produtos locais em diversos segmentos, como agricultura, pecuária, agroindústria e artesanato.
O Concurso Leiteiro, que será o maior do Brasil, contará com a participação de cerca de 100 vacas-leiteiras, que produzirão aproximadamente 4 mil litros de leite por dia. A competição será realizada em um espaço dedicado no estacionamento do Centro de Eventos, que passará por adaptações para abrigar a atividade, recebendo produtores de vários estados do Nordeste.
Além dessas novidades, o PEC Nordeste 2025 contará com espaços tradicionais, como a Expocamarão, voltada à carcinicultura, o Mundo Somoscoop, dedicado à agricultura familiar e às cooperativas, além do Espaço PET, dedicado a animais de estimação. O evento também será palco de encontros importantes, como o Encontro das Mulheres do Agro, com a participação de cerca de 2 mil pessoas, e o Encontro de Jovens do Agro, que reunirá mil jovens produtores rurais.
SERVIÇO:
PEC Nordeste 2025
Datas: 5, 6 e 7 de junho de 2025 (Feira de 11 às 21 horas)
Local: Centro de Eventos do Ceará (CEC)
Entrada para a feira: Gratuita
Mais informações: https://pecnordeste.com.br
