A Comissão Eleitoral da Associação Cearense de Imprensa, definida no dia 5 de abril deste ano em Assembleia Geral Extraordinária, com a participação presencial de seus sócios, comandará o pleito para a escolha da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Comissão de Ética da entidade.
Em atividade pela eleição do próximo dia 06/06/2025, que ocorrerá das 8h às 18h, a Comissão Eleitoral da ACI informa ao seu corpo social que está apta para o cumprimento de seu papel de organizar, com equilíbrio, transparência e paridade entre os concorrentes, as eleições da entidade, em observância ao calendário eleitoral estabelecido.
As eleições, que contarão com urna itinerante conforme tradição da Casa do Jornalista, irão ocorrer presencialmente na sede instituição, onde a votação se dá quando o associado apto a votar comparece e se identifica perante a mesa de votação, obtendo a cédula eleitoral para definir o seu voto, na cabina, e depositá-lo na urna.
Os locais em que a urna itinerante percorrerá são os seguintes, podendo ser incluídos outros locais conforme a demanda de associados que têm a sua jornada de trabalho em horário coincidente com o da votação:
- Assembleia Legislativa do Estado do Ceará;
- Câmara Municipal do Município de Fortaleza;
- Governo Estadual do Ceará;
- Prefeitura Municipal de Fortaleza;
- Sistema Jangadeiro;
- Sistema O Povo;
- Sistema Verdes Mares.
Esses e outros locais podem ser visitados pela manhã ou à tarde conforme a frequência de associados à sede da ACI. Só poderá votar o associado apto, inclusive o que esteja em dia com a tesouraria da entidade jornalística. O inadimplente pode regularizar sua situação antes de votar.
Será disponibilizada urna no domicílio de associado com mobilidade reduzida. Para tanto, a Comissão Eleitoral deve solicitar aos candidatos das chapas em disputa o envio dos nomes de associados aptos a votar, com dificuldade de locomoção, para que a urna itinerante possa chegar até a residência do associado, permitindo que este possa votar. A equipe levará a urna e a relação dos votantes.
A urna itinerante contará com uma equipe de três integrantes: um representante da Comissão Eleitoral; um representante (fiscal) da Chapa ACI a + de 100; e um representante (fiscal) da Chapa ACI Centenária.
O associado que tenha de viajar, de última hora, ausentando-se de Fortaleza, poderá obter a cédula eleitoral na sede da ACI e votar até 05/06/2025 (quinta-feira) antes de deixar da cidade. O voto será lacrado – com o nome do associado – para ser aberto e contado, depois de apurados os votos depositados na urna, na sexta-feira – dia da votação (06/06/2025).
Esse voto recebe o mesmo tratamento concedido ao voto do associado residente fora do Município de Fortaleza (interior do Estado), que recebeu a cédula de votação no seu endereço residencial e poderá votar e depositar o seu voto, em envelope lacrado, a ser enviado, pela ECT, para a sede da ACI, que fica na Rua Floriano Peixoto, 735, Centro, CEP 60025-130, em Fortaleza, e que funciona das 8h às 12h e das 13h30min às 17 horas.
Conforme estabelece o artigo 13, § 1º, do Estatuto Social da ACI, os associados passam a ter direito à participação nas deliberações da entidade a partir de sua efetivação formal, com exceção expressa do exercício do direito de votar e ser votado, o qual somente pode ser exercido após 90 (noventa) dias de filiação regular. A restrição visa assegurar a integridade institucional e proteger a associação contra práticas oportunistas de filiação em períodos eleitorais, que poderiam comprometer os princípios, valores e finalidades defendidos e preservados pela centenária entidade.
Findo o prazo de registro de candidaturas, que ocorreu em 05/04/2025, duas chapas foram inscritas, e a Comissão Eleitoral fez publicar no site da ACI a manchete “Duas chapas se inscreveram para as eleições da ACI no próximo 6 de junho” e ainda providenciou a publicação de edital, cumprindo o que reza o Estatuto Social da entidade, em jornais (O Estado, O Otimista, Opinião CE, e O Povo) e em blogs jornalísticos, com o título “Eleições para a Associação Cearense de Imprensa”.
COMPOSIÇÃO DAS CHAPAS
Chapa ACI a + de 100
- Diretoria Executiva: Presidente: Eliézer Rodrigues; Vice-Presidente: Márcia Catunda; Primeira-Secretária: Mara Cristina Castro; Segunda-Secretária: Maria Goretti de Lima; Primeiro-Tesoureiro: Salomão de Castro; Segundo-Tesoureiro: Maurício Lima; Diretor de Comunicação: Márcio Rodrigues; Diretor de Patrimônio: Antônio Galdino; Diretor de Biblioteca e Hemeroteca: Miguel Ângelo de Azevedo – Nirez; Diretor de Atividades Sociais e Culturais: Bernardo Lucas Filho; Suplentes da Diretoria: Sheila Raquel e Laila Coelho. Conselho Fiscal – Titulares: Rita Silveira, Alberto Perdigão e João de Deus Girão. Suplentes: Flávio Vasconcelos, João Ferreira e Edísio Fernandes.
Chapa ACI Centenária
- Diretoria Executiva: Presidente: Auriberto Cavalcante, Vice-Presidente: Gerson Braga do Nascimento; Primeira-Secretária: Ana Cristina Lobo; Segunda-Secretária: Elinalva de Oliveira; Primeiro-Tesoureiro: Xavier de Araújo Sobrinho; Segundo-Tesoureiro: Wanderley Barbosa; Diretor de Comunicação: Caio Quinderé; Diretor de Patrimônio: Liézio Gomes; Diretor de Biblioteca e Hemeroteca: Pedro Célio Sampaio; Diretor de Atividades Sociais e Culturais: Vicente Alencar; Suplentes da Diretoria: Francisco Moura, Kyvia Thaynnara Augusto. Conselho Fiscal – Titulares: Odmar de Lima, Walter Bardawil, Hedy Nogueira; Suplentes: Nemésio da Silva Filho, Alaércio Flor, Zelito Magalhães.
Foram registradas 11 candidaturas à Comissão de Ética da ACI, cuja escolha por votação nominal, na mesma data, sendo eleitos os cinco candidatos mais votados dentre os 11 candidatos: Wilame Moura, Carmina Feitosa Dias, Maria Elias Soares, Mirton Peixoto, Rosa Maria de Sá, Gutemberg Figueredo, João Soares Neto, Assis Clementino, Aderbal Bezerra, Sabino Henrique e José Tupinambá Frota Capote.
Enquanto corria o prazo de inscrição dos concorrentes às eleições, a Comissão Eleitoral se manteve coesa, reunindo-se para cumprir sua missão de organizar as eleições, com checagem das listagens dos associados adimplentes, preparação da listagem geral de associados e preparação do saguão do quarto andar do edifício da ACI para a eleição, com voto em papel.
Formada pelos jornalistas Paulo Ernesto Saraiva Serpa (presidente), Inês Aparecida Coelho (secretária) e Antônio Reinaldo da Silva Oliveira (escrutinador), a Comissão Eleitoral – que representa a ACI – continua aberta aos representantes das duas chapas e tudo fará para que a Casa do Jornalista cearense vivencie na sexta-feira (06/06) uma eleição democrática, com tranquilidade e transparência.
