O ex-deputado federal Capitão Wagner, presidente do Diretório Estadual do União Brasil no Ceará, afirmou que o presidente nacional da legenda, Antonio Rueda, quer a federação União Progressista — a ser concretizada pelo partido junto ao PP — na oposição ao grupo governista no Ceará.
No Estado, enquanto a direção do União Brasil está na oposição, o PP faz parte da base do governador Elmano de Freitas (PT). O partido conta, inclusive, com o secretário estadual das Cidades, Zezinho Albuquerque. O filho dele, o deputado federal AJ Albuquerque, é o presidente da legenda no Ceará.
Nesta terça-feira (3), Wagner esteve na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) durante o anúncio da filiação do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ao União Brasil. Na ocasião, o dirigente partidário lembrou de reunião em que ele e RC estiveram com Rueda.
“O Roberto esteve, inclusive, com o Rueda. Escutou, da boca dele, que o projeto do União Brasil e da federação é estar na oposição tanto a nível nacional como a nível local”, disse.
O presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira, apesar de ainda não ter se posicionado acerca do posicionamento do seu partido no Ceará, possui alinhamento com a oposição a nível nacional, inclusive sendo um dos mais próximos ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O parlamentar já disse que o PP “com certeza” não estará na coligação de tentativa de reeleição de Lula (PT). A decisão a nível nacional pode interferir na estadual.
O Opinião CE entrou em contato com AJ Albuquerque para saber se ele já teve uma conversa com Ciro Nogueira sobre o assunto. Em caso de retorno, esta matéria será atualizada.
