Um grupo de biólogos do Ceará divulgou uma carta aberta demonstrando preocupação com o projeto para construir uma estrada entre a Prainha e o Iguape, no município de Aquiraz. A obra, idealizada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Obras Públicas (SOP), com apoio da Prefeitura de Aquiraz, é vista como uma grave ameaça ambiental a ecossistemas sensíveis da região, como as Dunas do Rio Catu e a Lagoa do Catu.
No documento, os profissionais da área de biologia alertam para os riscos ecológicos e sociais da intervenção. Segundo eles, a estrada cortaria campos de dunas móveis, manguezais, florestas nativas e lagoas de dunas, ambientes considerados de altíssimo valor ambiental e ainda preservados.
“A proposta, lamentavelmente, não foi amplamente debatida com a população local, que será diretamente impactada, e tampouco apresentou estudos públicos claros e transparentes sobre seus impactos”, diz um trecho da carta.
Além das críticas à obra, os biólogos reforçam a importância da aprovação do Projeto de Lei nº 72/2021, em tramitação na Câmara Municipal de Aquiraz, que propõe a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas do Rio Catu e seu entorno. A medida é vista como essencial para proteger não só a biodiversidade, mas também os saberes e os modos de vida das comunidades locais.
Ao final do documento, os profissionais convocam a sociedade civil, lideranças comunitárias, órgãos ambientais, o Ministério Público do Estado do Ceará, gestores públicos e parlamentares a se posicionarem e atuarem em defesa do território ameaçado.
