Em busca de políticas públicas mais eficazes voltadas a grupos de idosos em situação de vulnerabilidade, a vice-prefeita de Fortaleza e titular da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Gabriella Aguiar, reuniu-se, nesta terça-feira (3), com o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Hildebrando Soares, para discutir a viabilização de parceria entre o município de Fortaleza e a instituição.
A titular da SDHDS ressaltou a importância do uso de dados e evidências científicas para medir o impacto de políticas públicas e analisar as ações que estão dando o retorno ideal.
“Dados robustos e análises científicas permitem que governos e instituições identifiquem problemas, avaliem intervenções e direcionem recursos de forma eficiente. Pesquisas quantitativas e qualitativas ajudam a medir o impacto de políticas públicas, permitindo ajustes contínuos. Dados abertos e pesquisas independentes aumentam a confiança da sociedade nas ações governamentais. Por isso, estamos organizando um grupo de trabalho para a concretização das parcerias com universidades, entre elas a Uece”, destacou Gabriella Aguiar.
O reitor Hildebrando Soares destacou que a Uece já mantém parcerias com diferentes esferas de governo e tem experiência na realização de projetos voltados à área social. Ele mencionou iniciativas como o curso de capacitação para cuidadoras de idosos, realizado em colaboração com o Ministério da Educação, que já beneficia 600 mulheres, além de ações em conjunto com as secretarias estaduais da Educação e da Proteção Social.

Participaram também da reunião o vice-reitor da Uece, Dárcio Ítalo Alves Teixeira; a coordenadora da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Vejuse Alencar; o professor Joaquim Cisne Neto, diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados; Roberta Nunes, procuradora jurídica da UECE; e a professora Paula Mathias, vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde.
