A partir deste sábado (7), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura inicia o projeto “Dragão no Andar de Cima – Vitrine Criativa”, evento mensal que transformará o espaço da Varanda dos Museus e o passeio das lojas em um ponto de encontro entre arte, criatividade e diversidade cultural. Sempre no primeiro sábado de cada mês, das 16h às 20h, a iniciativa reúne lojas parceiras do Dragão e artistas convidados para a divulgação e comercialização de produtos autorais, além de trocar ideias e experiências entre o público, incentivando o fortalecimento da economia criativa local e o convívio entre artistas, público e visitantes.
Com entrada gratuita, a iniciativa tem foco em arte, cultura, gastronomia e design local, e apresenta uma curadoria de produtos que inclui livros, impressos, obras de arte, serigrafias, xilogravuras, litogravuras, linóleos e prints digitais. Participam também as lojas Reticências, Print Shop, Utopia e Substânsia, com convidados especiais em cada edição para compartilhar processos, experiências e criações.
Para Camila Rodrigues, superintendente do Dragão do Mar, a iniciativa estimula a produção independente, e assim fortalece as redes criativas da cidade.
“Além de valorizar a criação artística, o projeto também reconhece e impulsiona a economia da cultura, abrindo espaço para que empreendedores e produtores possam apresentar e comercializar seus trabalhos, conectando-se diretamente com um público interessado, engajado e cada vez mais plural”, pontua.
O Dragão do Mar é um complexo cultural da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece), vinculado à Secult Ceará e gerido pelo Instituto Dragão do Mar.
ESTREIA
Na estreia do projeto, a DJ Ada Porã e o músico Bruno Umbu apresentam juntos o “Umbuporã Experimental Cumbia Style”, encontro das pesquisas musicais dos artistas, que unem suas influências em uma fusão de grooves latinos, caribenhos e ritmos populares brasileiros. A parceria se manifesta em uma discotecagem compartilhada com intervenções instrumentais ao vivo, incluindo pedais, bandolim, violão, voz e percussões, tocados em tempo real junto à controladora.

Entre os convidados da primeira edição, a loja Reticências traz o ilustrador paraense Láercio Cubas, radicado na Praia de Iracema, apresentando seus trabalhos em aquarela, que retratam com delicadeza e precisão os diversos cenários de Fortaleza. O artista estará com quadros, prints, ímãs, canecas e camisas à venda, além de realizar ao vivo uma arte digital.
Já a Printshop_Fortal convida o artista Diego Sann, que fará uma apresentação sobre seu processo criativo na xilogravura, por meio das técnicas de produção das matrizes, impressões e o uso de suas ferramentas.
Enquanto a loja Utopia convida a artesã indígena Edna Nascimento, da comunidade Tapeba, para compartilhar seu profundo conhecimento nas técnicas manuais tradicionais do seu povo, apresentando peças únicas que expressam a riqueza cultural e identidade da sua comunidade. E por fim, o poeta Talles Azigon vai apresentar o seu mais novo livro, o Rasteiras. Além disso, as publicações da Substânsia vão estar com 20% durante o evento.
