A Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais (Prointer) da Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou o UFC TechHub, primeiro hub de inovação vinculado a uma universidade pública no Brasil. O evento aconteceu na última quarta-feira (28) e lotou a sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), reunindo executivos de empresas, representantes da universidade e do setor público, além de entidades de apoio à inovação. Segundo o Pró-reitor de Inovação e Relações Interinstitucionais da UFC, professor José de Paula Barros Neto, somente em 2024, mais de R$ 130 milhões foram captados para pesquisas.
Executado por meio da Agência de Inovação UFC Inova, o programa é resultado de uma parceria entre a UFC e a Neo Ventures, empresa com expertise na criação e gestão de veículos de investimento em startups e na condução de projetos de inovação. O objetivo é conectar a produção científica de excelência, os pesquisadores e a infraestrutura da universidade às demandas do mercado.
O vice-presidente da Fiec, Carlos Prado, representando o presidente da entidade, Ricardo Cavalcante, ressaltou a importância do projeto para a construção de um ambiente que impulsiona a economia do Estado. “O UFC TechHub nasce com a missão de ser um catalisador de inovação. Juntos, seus atores estão construindo um ambiente onde o conhecimento gerado na academia não apenas resolve problemas reais, mas impulsiona a economia, cria empregos e promove um futuro mais justo e sustentável para o Ceará e o Brasil”, apontou.
Segundo a UFC, a Neo Ventures terá acesso a recursos humanos e materiais importantes oferecidos pela UFC, sobretudo por meio de unidades como o Parque Tecnológico da UFC (Partec) e a Agência de Inovação (UFC Inova), além de uma estrutura com espaços de trabalho. Em contrapartida, a equipe da empresa disponibilizará sua expertise para acelerar e impulsionar iniciativas voltadas ao desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos, bem como para criar uma cultura propícia ao empreendedorismo e à inovação.
O professor José de Paula Barros Neto, Pró-reitor de Inovação e Relações Interinstitucionais da UFC, destacou todo o processo de reestruturação em curso há alguns meses na área de inovação da universidade. “É esse o papel que queremos, a universidade trabalhando para a sociedade, gerando conhecimento, e esse conhecimento virando produtos e soluções”, pontuou.
O UFC TechHub visa ser um catalisador para startups, pesquisadores e empresas que buscam transformar conhecimento em valor para a sociedade. Com o lançamento do hub, focado no desenvolvimento de soluções tecnológicas de impacto, a UFC se destaca como integrante do ecossistema de inovação do Brasil.
Finalizando a sequência de falas, o reitor da UFC, Custódio Almeida, falou a ação irá potencializar o encontro da universidade com o setor privado. “A universidade deixa muita coisa boa arquivada, em gaveta. Ouvimos isso há anos. De fato, a tarefa do cientista pode acabar na publicação de sua pesquisa e na obtenção da patente, mas isso não é suficiente. Há negócios possíveis a serem feitos, e essa etapa não é missão da instituição. Aí entram as parcerias. O UFC TechHub vai potencializar esse encontro da universidade com o setor privado”, reforçou.
