Menu

Má fase: Fortaleza leva goleada do Flamengo no Maracanã pelo Brasileirão

Na noite deste domingo (1º), o Fortaleza perdeu por 5 a 0 diante do Flamengo, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, prolongando a má fase atual do time. O Leão teve mais uma baixa atuação e foi dominado do início ao fim da partida. Com o resultado, a equipe tricolor repetiu a pior goleada sofrida no comando do técnico Juan Pablo Vojvoda, há um ano, quando também levou 5 gols do Cuiabá.

Vivendo fases opostas, o Fortaleza, em crise, volta para a zona de rebaixamento, com 10 pontos, enquanto o Flamengo, embalado, assume a liderança, somando 17 pontos na tabela da Série A. O Tricolor segue sem vencer fora de casa na competição e acumula uma sequência de atuações abaixo da média. O Rubro-Negro, por outro lado, mantém o bom momento, os gols da partida foram marcados por Arrascaeta, Evertton Araújo, Luiz Araújo (duas vezes) e Michael.

 

Fortaleza superado em toda a partida:

Com um meio-campo desfalcado, Vojvoda optou pelo 4-3-3, com Zé Welison, Martínez e Pochettino, e surpreendeu ao colocar Lucca Prior como titular pela ponta esquerda, no lugar de Breno Lopes.

Logo nos dez primeiros minutos, o time carioca já havia alcançado 82% de posse de bola e criado várias chances com Luiz Araújo, Bruno Henrique e Arrascaeta. E, aos 29 minutos, foi o uruguaio quem abriu o placar, com um passe de Léo Ortiz, recebendo livre após desatenção de Deyverson. O Flamengo de Filipe Luís explorou bem as fragilidades do Tricolor desde o começo da partida.

O Fortaleza teve poucas chances, todas em bolas paradas, e mal conseguiu reagir à pressão. A equipe repetiu as atuações apagadas dos últimos jogos, sem criatividade nem intensidade ofensiva.

No segundo tempo, Vojvoda manteve o time sem alterações e o cenário da atuação também não apresentava mudanças, escancarando a diferença técnica e tática entre as equipes. Com dois minutos após a volta, Evertton Araújo ampliou o placar, aproveitando mais uma falha defensiva após cruzamento de Cebolinha. O Flamengo seguiu dominante: aos 10 minutos, Luiz Araújo fez o terceiro, após João Ricardo falhar em uma defesa de chute de Bruno Henrique.

Mesmo com as entradas de Lucero, Breno Lopes e Pikachu, o Leão do Pici não conseguiu reagir. Aos 25 minutos, Varela avançou livre pela direita e cruzou para Michael marcar um golaço de primeira, no ângulo, fazendo o quarto. Três minutos depois, aos 28, Pedro desarmou Zé Welison no meio-campo, arrancou em velocidade e, com um passe de calcanhar, deixou Luiz Araújo livre para marcar o quinto gol, consolidando a goleada.

 

Momento difícil:

Após a partida, Vojvoda não escondeu a chateação pela má fase que o time vivencia. Em coletiva pós-jogo, classificou o momento atual como o mais difícil de sua passagem pelo clube.

 

“Sinto dor, uma sensação muito ruim. Por mim, pelo clube, pelos jogadores. Um momento muito difícil. Acho que o mais difícil que já passamos com o clube. Temos que continuar acreditando, lutando, tomando decisões. Utilizar nossa inteligência e nossa força para virar essa situação, que está tornando-se muito ruim. Sensação de tristeza, de dor. Temos que virar esta chave, este momento”, declarou o técnico do Tricolor.

 

O argentino também destacou a importância de manter a união e o apoio da torcida:

“Nós precisamos do torcedor. Sabemos que, neste momento, a união é a melhor força que podemos ter. Sei que o torcedor está chateado com os jogadores, com o Vojvoda, com a diretoria. Mas o momento que estamos atravessando é momento de estarmos juntos, unidos. É momento de aceitar críticas, como estou aceitando. E é momento de acreditar que ainda temos essa resiliência de um clube como o Fortaleza”, disse Vojvoda.

 

Agenda:

Com tempo para trabalhar, o Fortaleza volta a campo apenas no dia 12 de junho, quando enfrentará o Santos (sem Neymar) na Arena Castelão, às 19h30, pela 12ª rodada do Brasileirão. A expectativa é de que o intervalo ajude Vojvoda e o elenco a reencontrarem o rumo para se reerguer no campeonato.