Menu

Deputados do PDT e do União Brasil podem se filiar ao PSDB, diz Ozires Pontes

Presidente do PSDB Ceará, Ozires Pontes, e deputados estaduais Cláudio Pinho, Felipe Mota e Antônio Henrique. Fotos: Hellynara Fernandes e Reprodução/Redes Sociais

O presidente estadual do PSDB no Ceará, Ozires Pontes, afirmou que o partido vem articulando a possibilidade de filiar novos deputados estaduais à legenda. Atualmente, a sigla possui apenas Emília Pessoa como parlamentar na Assembleia, mas trabalha com a possibilidade de filiar novos nomes. Em entrevista ao Opinião CE, Ozires citou três.

Leia também | Ciro tem caminho aberto para retornar ao PSDB; atual presidente oferece a sigla no Ceará

Dentre os legisladores que o dirigente tucano falou, estão dois do PDT e um do União Brasil. Do partido trabalhista, ele destacou Antônio Henrique e Cláudio Pinho, que são da oposição do governador Elmano de Freitas (PT) e devem deixar a legenda, já que o PDT deve estar na coligação de apoio à tentativa de reeleição do governador cearense.

A surpresa, no entanto, ficou para o outro nome que Ozires citou: o deputado Felipe Mota, do União Brasil. “Sempre foi ligado à gente”, disse, afirmando que o parlamentar migraria para a legenda “com a maior naturalidade”.

“Acho que vai ser uma transição natural eles virem para o PSDB, desde que o PSDB se entenda com o Podemos e continue na oposição”, frisou Ozires.

Ao Opinião CE, no entanto, Felipe disse que, apesar de ter uma boa relação com Ozires, nunca abriu diálogo com outro partido. “Até porque sou um entusiasta do Fortalecimento da nova Federação União Progressista”, disse, lembrando da federação que será firmada entre seu partido e o PP. “Se Deus permitir, estaremos entre as duas maiores bancadas da Alece“, acrescentou, sobre a aliança entre as siglas.

Para os deputados se filiarem ao novo partido, no entanto, eles teriam que aguardar a janela partidária de 2026, em março, período em que a Justiça Eleitoral permite que os parlamentares mudem de sigla sem a perda do mandato.