Os Correios atenderam mais de 60 mil pessoas em todo o País, nesta sexta-feira (30), quando começou o atendimento presencial de aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O atendimento começou na manhã de hoje nas mais de 5 mil agências da estatal.
O atendimento é gratuito, com prioridade aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos. No começo do dia, no entanto, foi identificada instabilidade no sistema de atendimento. A sobrecarga no sistema ocorreu devido ao grande número de acessos ao sistema do INSS. A instabilidade, segundo os Correios, durou cerca de uma hora e dificultou o atendimento presencial.
PAGAMENTO
Ainda nesta sexta-feira, o advogado-geral da União, Jorge Messias, reiterou que o Governo Federal pretende ressarcir todas as vítimas até o final do ano. O pagamento é garantido pelo orçamento de 2025, mas a expectativa é de que os cofres públicos sejam compensados por meio dos recursos obtidos a partir dos bloqueios cautelares feitos nas 12 entidades suspeitas. A previsão é que o INSS faça um balanço, na próxima quarta-feira (4 de junho), quando será encerrado o primeiro ciclo de consultas.
Com informações da Agência Brasil.
