Menu

Roseno critica presença de representantes de Big Techs em evento do PL no Ceará

parlamentar também ressaltou a necessidade de pressão do Legislativo para a uma regulamentação das mídias no Brasil, principais meios de disseminação de conteúdos falsos. Foto: Alece

O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) criticou a presença de duas das maiores Big Techs do mundo, no 2° Seminário Nacional de Comunicação do PL, que acontece nesta sexta-feira (30), no Centro de Evento do Ceará. O evento conta com o apoio da Meta, que comanda o Facebook, WhatsApp e Instagram, e da Google, que lidera o YouTube.

Em suas redes sociais, o parlamentar alertou sobre os riscos das empresas apoiarem eventos como este, voltado especificamente para comunicação, e defendeu a importância da regulamentação das plataformas digitais.

Em vídeo, ele relembra a presença de representantes como Mark Zuckerberg, da Meta; Jeff Bezos, da Amazon; Sundar Pichau; e Elon Musk, do X, na posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Isso é escandaloso porque essas duas big techs elas controlam o Instagram, o Facebook, o WhatsApp e o YouTube, que são as principais plataformas usadas aqui no Brasil […] É por isso que a gente luta pela regulação das plataformas. Não tem nada a ver com o fim da liberdade de expressão. Isso é papo para não ter regulação”

Além das Big Techs, o evento conta com a presença de demais representantes do partido, como o presidente nacional Valdemar Costa Neto e o presidente estadual, o deputado Carmelo Neto. O parlamentar também ressaltou a necessidade de pressão do Legislativo para a uma regulamentação das mídias no Brasil, principais meios de disseminação de conteúdos falsos. Ele comparou o potencial desses meios a TV e ao Rádio, ambos regulamentados no Brasil.

“Quando essas empresas apoiam um partido num seminário, para inclusive para influenciar a juventude no processo de comunicação, elas estão explicitamente escolhendo um lado”, complementou o psolista.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Renato Roseno (@renatoroseno)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou em Fortaleza nesta quinta-feira (29), almoçou com parlamentares do PL na parte da tarde e, à noite, se reuniu com influenciadores digitais. Ele também teve um encontro com o ex-prefeito Roberto Cláudio, que desfiliou do PDT e deve ingressar no União Brasil nos próximos dias.

ENCONTRO DO PL

O Ceará tem ganhado importância dentro do cenário nacional para a legenda. No último mês de fevereiro, Carmelo foi empossado como presidente nacional do PL Jovem (PLJ). A esposa do parlamentar, a vereadora de Fortaleza Bella Carmelo (PL), foi uma das filiadas que fez o convite para a primeira edição do seminário, que foi realizada em Brasília, nos dias 20 e 21 de fevereiro.

O deputado federal André Fernandes e seu pai, o deputado estadual Pastor Alcides Fernandes – nome defendido por Bolsonaro para disputar uma vaga ao Senado em 2026, também tem ganhado força dentro do partido em nível nacional. Bolsonaro, no último mês de março, definiu apoio a Alcides para o Senado em 2026.

O seminário visa alinhar a comunicação dos filiados. Na primeira edição, Valdemar ressaltou a importância do trabalho de influenciadores digitais como propagadores da mensagem que o partido pretende passar à população.