Visando suprir uma carência de educadores do ensino superior público no Ceará, na manhã desta sexta-feira (30), o governador Elmano de Freitas anunciou, em suas redes sociais, a convocação de 35 novos docentes para a Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Ao todo, serão chamados 29 professores adjuntos e 6 professores assistentes.
Desde 2023, foram convocados 326 professores para fortalecer a Uece e gerar mais oportunidades para a nossa juventude. Desse total, 291 já estão em exercício.
“Nós já convocamos mais de 290 novos professores para a Uece e mais de 500 concursados para as nossas universidades estaduais. Sei que ainda temos carência de professores na Uece, mas vamos continuar dialogando e fazendo esforço orçamentário e fiscal para convocar mais professores”, afirmou o governador Elmano.
Líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Guilherme Sampaio participou do anúncio. O parlamentar ressaltou que este seria mais um compromisso cumprido por parte do Governo do Ceará.
“E o mais importante: a gente segue trabalhando para fortalecer cada vez mais o nosso ensino superior e dar à nossa juventude uma perspectiva de futuro com muitas realizações, com formação adequada para exercer a sua atividade profissional e as nossas universidades cada vez mais como instrumento de desenvolvimento social e econômico do nosso estado”, afirmou.
Ver esta publicação no Instagram
Vale ressaltar que ainda estão em andamento dois editais de concurso público para contratação de professores efetivos, totalizando 51 vagas. As provas acontecem no dia 15 de junho. “A Universidade e os estudantes precisam. Portanto, estamos nesse esforço para chamar mais professores para as universidades. Acreditamos numa universidade pública gratuita e de qualidade. E qualidade é convocação de professor concursado”, declarou o governador.
Em nota, o Sindicato de Docentes da Uece celebrou o cumprimento de mais um ponto do acordo firmado para o fim da greve docente de 2024. A convocação dos 35 professores estava prevista no acordo assinado com o sindicato em junho de 2024, que também garantiu o compromisso de elaboração de um estudo para a ampliação das nomeações nos anos de 2025 e 2026.
Apesar da comemoração, o Sindicato ressaltou que o cronograma está atrasado e que fará uma denúncia por conta da insuficiência do número anunciado.
“A diretoria do Sinduece comemora a convocação como uma vitória da luta coletiva, mas reforça que a carência docente ainda é gritante. Na próxima semana, a entidade estará com o Ministério Público do Ceará para celebrar o avanço, mas também para denunciar a insuficiência do número anunciado e cobrar a ampliação urgente das nomeações. Seguiremos nas ruas, nas reuniões e nos debates públicos, pois só a luta muda a vida. Comemoramos o anúncio, mas lutaremos por mais: a educação superior pública precisa de mais professoras e professores“, concluiu.
Atualmente, a Uece possui 1.054 docentes em atividade, dos quais 898 são efetivos e 156 são substitutos.
