Menu

Azia e refluxo podem ser sequelas do coronavírus no sistema gastrointestinal, aponta estudo da UFC

Além de sequelas nos sistemas respiratório e nervoso, a covid-19 também pode deixar sintomas esofágicos. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), azia e refluxo ácido estão entre os sintomas que podem persistir ou surgir após a infecção pelo coronavírus, como resultado de lesões no revestimento do esôfago.

A pesquisa, desenvolvida no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), acompanhou 55 pacientes internados com covid-19 durante o primeiro ano da pandemia. De três a seis meses após a alta hospitalar, os pesquisadores observaram um aumento elevado de sintomas gastroesofágicos. A azia, presente em apenas 9% dos casos durante a internação, passou a atingir 32,7% dos pacientes no período pós-covid. Já o refluxo subiu de 10,9% para 30,9%.

Exames de endoscopia realizados em 25 desses pacientes, seis meses após a recuperação, revelaram lesões na mucosa esofágica e alterações bioquímicas importantes. As análises apontaram níveis elevados da citocina inflamatória IL-8 e da proteína Claudina-2, em comparação com indivíduos do grupo de controle.

Segundo o estudo, a citocina IL-8 é considerada um fator chave no desenvolvimento da doença do refluxo gastroesofágico. Já as claudinas são identificadas como reguladoras da integridade das junções entre as células que revestem o esôfago e impedem a passagem de substâncias entre elas, protegendo o tecido esofágico de ácidos, enzimas digestivas e outros elementos irritantes.

“Quando se perde a integralidade da mucosa, o indivíduo está mais sujeito a doenças, e o esôfago é mais vulnerável a refluxo”, explica o professor Miguel Ângelo Souza, do Departamento de Medicina Clínica e do Núcleo de Biomedicina (Nubimed) da UFC.

Os dados reforçam a importância do acompanhamento médico mesmo após a recuperação da fase grave da doença. A reportagem completa está disponível na Agência UFC, veículo oficial de divulgação científica da universidade.