Menu

Fortaleza lança 1050 vagas de pós-graduação para professores em parceria com UFC, UECE e IFCE

O Programa Mestres na Pós busca qualificar os servidores da rede municipal de ensino em pós-graduação stricto sensu, oferecendo formação continuada e incentivando a produção de pesquisas. Foto: Ezequiel Vieira/ Opinião CE

O prefeito Evandro Leitão (PT), ao lado do secretário municipal da Educação, Idilvan Alencar (PT), assinou o protocolo de implantação do Projeto Mestres na Pós, que disponibilizará mil bolsas de mestrado e doutorado para os professores da Rede Municipal de Fortaleza e mais 50 vagas para diretores nas instituições públicas de ensino superior do Ceará. A solenidade aconteceu durante reunião da Secretaria Municipal da Educação, no hotel Vila Galé, na Praia do Futuro, na manhã desta quarta-feira (28). Serão R$ 38 milhões investidos. 

Assinaram também o reitor da Universidade Federal do Ceará, Custódio Almeida; o representante da reitoria do Instituto Federal do Ceará, o professor Ivam Holanda; e o reitor da Universidade Estadual do Ceará, Hildelbrando Soares. A presidente do Sindicato União dos Trabalhadores em Educação do Município de Fortaleza (Sindiute), Ana Cristina Guilherme, representando o corpo sindical dos docentes municipais, também assinou o documento.

O prefeito de Fortaleza destacou que a Educação é uma das prioridades da gestão, frente aos bons resultados do Estado do Ceará, e agradeceu a atuação do movimento sindical dos professores, em nome do Sindiute.

“Essa é mais uma das ações que nós estamos fazendo com a educação do município de Fortaleza, para que cada vez mais a gente possa estar ofertando boas condições de trabalho, através de uma formação continuada […] nós queremos fazer de Fortaleza a capital da Educação, e para isso todo o corpo da nossa secretaria (da Educação) possa dar cada vez mais condições de trabalho”, destacou o chefe do Executivo municipal de Fortaleza.

O Programa Mestres na Pós busca qualificar os servidores da rede municipal de ensino em pós-graduação stricto sensu, oferecendo formação continuada e incentivando a produção de pesquisas em prol da melhoria da educação em Fortaleza.

Podem ser contemplados com as bolsas os servidores efetivos do magistério, incluindo professores, supervisores, orientadores educacionais e técnicos em educação que atuam na SME.

Ainda em janeiro deste ano, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), anunciou o reajuste de 6,27% no Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério para 2025, destinado para aos profissionais da Educação de Fortaleza. A medida resulta em R$ 120 milhões a mais para a categoria anualmente. A proposta agora será enviada à Câmara Municipal.