Em entrevista concedida ao Opinião CE, o secretário da Proteção Animal do Ceará (Sepa), Erich Douglas, falou sobre os resultados do projeto Pet Ceará Móvel, que alcançou mais de 2 mil castrações realizadas em apenas duas semanas desde a ampliação da sua estrutura. A ação leva atendimentos veterinários gratuitos, como vacinação, castração e microchipagem, para bairros e comunidades da capital cearense.
O titular destacou, ainda, que a ação deve ser ampliada nos municípios do Interior do Estado.
Confira a entrevista completa:
Apresentado ao público em 8 de maio, o Pet Móvel Ceará conta com um ônibus adaptado com centro cirúrgico, um carro de apoio e uma ambulância. Essa estrutura permite a realização de até 200 castrações por dia, com um aumento de 700% na capacidade de castrações realizadas pelo programa.
Erick, que assumiu a secretaria em fevereiro, destaca a importância de melhorar a qualidade de vida dos animais no Ceará. “A secretaria começou castrando, por dia, 25 animais. Com a nova gestão, passamos a desenvolver a secretaria no quesito castração, ampliando de 25 para 200 castrações diárias. Foi um salto gigantesco, não somente na quantidade de castrações. Todos os animais são microchipados, saem com o colar elizabetano e ainda levam a medicação do equipamento, tudo isso de forma gratuita“, apontou.
“Meu coração se enche de alegria, porque sei da dificuldade que muitos tutores, principalmente das comunidades, enfrentam para levar um animal para castrar. Muitas vezes, é um procedimento caro. Às vezes, a pessoa não tem nem condições de pagar por uma consulta, e nós conseguimos oferecer uma cirurgia”. O secretário ainda falou sobre a necessidade de um maior investimento no programa para alcançar o maior número possível de animais. “Eu quero ampliar o Pet Ceará Móvel para que possamos alcançar números estratosféricos“.
AÇÃO
Os animais atendidos recebem os cuidados no pós-operatório com medicação, colar, elizabetano e microchip ao final do procedimento. Lançado em maio de 2024, o projeto realizou mais de 83 mil procedimentos até abril de 2025. A iniciativa percorreu 23 bairros de Fortaleza e 15 municípios do Interior do Ceará, além de atendimento a instituições protetoras de animais.
“A maior política pública da Secretaria de Proteção Animal é a castração, porque é ela que vai controlar essa superpopulação. E, ao controlar isso, a gente consequentemente evita o abandono e o sofrimento desses animais nas ruas”, finalizou.
A próxima parada do Pet Ceará Móvel será no bairro Planalto Ayrton Senna. Entre os dias 27 de maio e 7 de junho, a unidade está instalada na Escola de Ensino Médio Liceu Estadual Professor Domingos Brasileiro, com início dos atendimentos a partir das 8h.
Com data, horário e local previamente escolhido, é possível agendar diretamente pela internet. Com o serviço 100% gratuito, o agendamento online pode ser feito no site www.protecaoanimal.ce.gov.br, onde os tutores devem informar seus dados e os do animal, além de selecionar a data e o horário do procedimento.
