Menu

PEC Nordeste 2025 deve atrair 100 mil pessoas e gerar R$ 150 milhões em negócios

Foto: Reprodução

Considerado o maior evento do agro do Norte e Nordeste, o PEC Nordeste 2025 acontecerá entre os dias 5 e 7 de junho, no Centro de Eventos do Ceará. De acordo com a estimativa divulgada pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, o encontro deve movimentar cerca de R$ 150 milhões em negócios e pretende receber 100 mil pessoas durante os três dias de evento.

A feira contará com mais de 600 empresas e instituições, distribuídas em aproximadamente 1.400 estandes de exposição. Além disso, o evento proporcionará seminários técnico-científicos, que abrangem mais de 15 ramos do agronegócio e já possuem mais de 10 mil inscritos. Ainda são esperadas 200 caravanas de produtores rurais, vindas do interior do Ceará e de outros estados.

“Este não será apenas o maior PEC Nordeste da história. Será o maior evento já realizado no Centro de Eventos do Ceará — e, certamente, um dos maiores eventos indoor do Brasil”, afirma Amílcar Silveira. “Essa é a maior demonstração da força do agronegócio cearense”, completou.

A edição de 2025 ocupará uma área de aproximadamente 30 mil metros quadrados.

A cerimônia de abertura, que acontece no primeiro dia de evento, contará com a presença do governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas; do ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), André de Paula; e do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, entre outras autoridades. A solenidade será encerrada com um show da cantora Roberta Miranda.

PROGRAMAÇÃO

O PEC Nordeste 2025 chega com novidades que reforçam sua posição como um dos principais eventos do setor agropecuário do país. Entre os destaques estão a realização da “Feira dos Municípios” e do “Concurso Leiteiro”.

A Feira dos Municípios reunirá mais de 30 prefeituras do Ceará, que vão expor e comercializar uma variedade de produtos regionais, incluindo itens da agricultura, pecuária, agroindústria e artesanato.

Já o “Concurso Leiteiro” — que será o maior do Brasil — contará com a participação de cerca de 100 vacas leiteiras, que produzirão aproximadamente 4 mil litros de leite por dia. A competição será realizada em um espaço dedicado no estacionamento do Centro de Eventos, que passará por adaptações para abrigar a atividade, recebendo produtores de vários estados do Nordeste.

Além dessas novidades, o evento vai promover espaços tradicionais de grande relevância, como a “Expocamarão”, voltada à promoção da carcinicultura; o “Mundo Somoscoop”, dedicado à agricultura familiar e ao cooperativismo; e o “Espaço PET”, dedicado a animais de estimação.

O PEC Nordeste 2025 também será palco de encontros relevantes, como o “Encontro das Mulheres do Agro”, que deverá reunir cerca de 2 mil participantes, e o “Encontro de Jovens do Agro”, que contará com a presença de mil jovens produtores rurais.

O grande evento agropecuário é realizado pelo Sistema Faec/Senar, em parceria com o Sebrae Ceará.