Em busca de melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos e otimizar a gestão pública, tanto no âmbito do Legislativo quanto no Executivo municipal, uma comitiva de vereadores e gestores da Câmara de Fortaleza (CMFor) está em Curitiba para conhecer iniciativas que aliem inovação ao progresso social e ambiental em benefício da cidade de Fortaleza. A capital do Paraná é referência em smart cities (cidades inteligentes) no Brasil. Sob o comando do presidente Leo Couto (PSB), as visitas começaram na última segunda-feira (26) e seguem nesta terça-feira (27).
O grupo suprapartidário é composto pelo presidente da Casa, vereador Leo Couto (PSB); pela procuradora especial da Mulher da CMFor, vereadora Adriana Almeida (PT); pelo vice-líder da situação na Casa e líder do Cidadania, vereador Professor Enilson; e pelo líder da bancada do PL, vereador Julierme Sena.
Na última segunda-feira (26), a comitiva visitou a Câmara de Curitiba e o Ambulatório Encantar, um centro de especialidades médicas destinado ao atendimento infantojuvenil de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), da Prefeitura curitibana.
Após a visita, o presidente da Casa reforçou a importância de conhecer experiências que são referências no País. “É muito importante a gente estar fazendo esse intercâmbio com a Câmara Municipal de Curitiba, que tem sistema eletrônico no legislativo desde 2021 e é referência em cidades inteligentes no País. Hoje conhecemos mais sobre a digitalização do Legislativo e o Ambulatório Encantar, que é da Prefeitura. Foi uma importante troca de experiências para que possamos desenvolver iniciativas e políticas públicas que deixem a nossa Câmara mais inclusiva, tecnológica e sustentável para a população”, frisou o presidente da CMFor.
Para a professora Adriana Almeida, o intercâmbio também possibilita apresentar iniciativas que estão sendo desenvolvidas em Fortaleza.
“Conhecer o funcionamento da Câmara Municipal de Curitiba, principalmente de setores que envolvem tecnologia, é importante para a nossa perspectiva de inovação. Então, é uma troca de experiência completa, porque vamos levar daqui, mas também trazemos para cá, porque nós temos muitos pontos positivos que servem de exemplo para o País“, complementou.
