O Governo do Ceará entregou, nesta segunda-feira (26), certificados em panificação social para 432 beneficiários do programa Ceará Sem Fome. O projeto, em 30 turmas, foi uma iniciativa desenvolvida dentro do eixo +Qualificação e Renda e recebeu o nome “Amor na Massa”. No Centro de Eventos, a solenidade contou com as presenças do governador Elmano de Freitas (PT), do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e da primeira-dama da República, Janja da Silva.
O curso, realizado em parceria com os Institutos Centec e Aço Cearense, tem como objetivo qualificar beneficiários e beneficiárias do Ceará Sem Fome para o mercado de trabalho, promovendo a autonomia financeira por meio do empreendedorismo. Ao todo, foram formadas turmas dos municípios de Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maranguape, Pacajus, Pacatuba e Pindoretama.
A primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, coordenadora do programa intersetorial do Ceará Sem Fome, afirmou que a expectativa é de que, até o final de 2026, 40 mil pessoas – uma de cada família beneficiada pelo programa – sejam capacitadas no âmbito da política de combate à fome e à insegurança alimentar. Até o momento, conforme ela, mais de 10 mil pessoas já foram capacitadas desde que o eixo, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), começou a ser celebrado, em julho de 2024.
“A vocês que são alunos e alunas, a gente não está dando só um papel de certificado de curso, estamos celebrando a força de quem acredita em si mesmo e quem investe tempo, dedicação e carinho para transformar vidas, começando com sua própria vida”, destacou.
Lia ressaltou ainda que o programa é fruto de uma construção coletiva. “Não celebramos hoje somente números, celebramos projetos e vidas transformadas. Estamos recheados de muitas histórias e muitas superações”, disse. “Esse programa conseguiu chegar onde está por meio de muitas alianças, e conseguimos caminhar em passos concretos para quem mais precisa”, acrescentou.
