O ministro da Educação, Camilo santana (PT) afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem enorme preocupação em combater a fome e a pobreza no Brasil. A declaração do ex-governador ocorreu durante a dos certificados às 30 turmas formadas por 432 pessoas concludentes do curso de panificação social Amor na Massa, que faz parte do eixo +Qualificação e Renda, que faz parte do programa Ceará sem Fome, do qual a primeira -dama do Brasil, Janja Lula da silva, se tornou embaixadora.
No discurso, Camilo Santana lembrou o Lula, quando ainda candidato ao terceiro mandato, em 2022, não escondeu a indignação de ver que 33 milhões de brasileiros passavam fome e estavam abaixo da linha de pobreza. “Portanto, é uma questão de obsessão do presidente Lula acabar com a fome no País, como ele fez no seu segundo mandato, tirando o Brasil do mapa da fome e vai tirar o Brasil de novo até 2026“, garantiu o ministro.
Outra preocupação do presidente Lula, segundo Camilo Santana, é com a insegurança alimentar das crianças e jovens que estão nas escolas. “Uma das primeiras ações que o presidente Lula fez, quando assumiu a Presidência da República, no terceiro mandato, foi reajustar o valor da merenda escolar em 39%, que há 6 anos não tinha reajuste neste país“, recordou.
DESIGUALDADE
Mundialmente, muitos estudantes enfrentam o problema da insegurança alimentar. Camilo Santana disse que existem cerca de 700 milhões de crianças e jovens nas escolas, porém, só 400 milhões têm acesso à merenda escolar. “O Brasil é um exemplo disso”, frisou, acrescentando que é preciso combater essa desigualdade.
O ministro também informou que em setembro, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), será realizada a II Cúpula da Coalizão Global para a Alimentação Escolar. “São 108 países unidos para garantir que as crianças do mundo tenham o direito à alimentação escolar em cada unidade de ensino no mundo”, salientou.
