Durante reunião com o presidente da COP30, na manhã desta quinta-feira (22), a secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) do Ceará, Vilma Freira, tratou sobre a agenda dos estados na Conferência do Clima. O encontro representa uma preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece em novembro na cidade de Belém (PA).
A secretária da Sema, que coordena a Câmara Técnica do Meio Ambiente do Consórcio Nordeste, apresentou detalhes do encontro que reuniu os consórcios regionais. Segundo ela, a participação dos estados brasileiros no grande evento foi uma das pautas presentes na reunião.
“Alinhamos estratégias com o objetivo de fortalecer a presença do Brasil nas zonas verde e azul da COP30, ampliando o diálogo com o mundo e não apenas com o público interno”, afirmou Vilma Freire.
A ação aconteceu no Palácio da Abolição, em Brasília (DF), e teve a participação do presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago; da diretora-executiva da COP30; e da secretária de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ana Toni.
Confira entrevista com a titular da Sema ao Opinião CE.
NORDESTE
Vilma acrescentou que, neste momento, o Nordeste está à frente das discussões e que, em agosto, cada região promoverá eventos locais com o objetivo de aproximar a sociedade civil, o setor privado, os povos tradicionais e outros atores no processo. Todas as ações serão coordenadas pela presidência da COP, em parceria com os Consórcios regionais.
“Vamos levar três eixos prioritários: Transição Energética, Recaatingamento e Valorização dos Ativos Ambientais”, destacou. “Seguimos firmes na construção de uma participação regional forte, diversa e estratégica para a COP30!”, concluiu.
COP30
A COP30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), um encontro global onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem o futuro do planeta frente às mudanças climáticas. Este ano, o encontro será realizado em novembro no Brasil, em Belém (PA).
Alguns temas a serem discutidos na COP30:
- Redução de emissões de gases de efeito estufa.
- Adaptação às mudanças climáticas.
- Financiamento climático para países em desenvolvimento.
- Tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono.
- Preservação de florestas e biodiversidade.
- Justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas.
CONSÓRCIO NORDESTE
O Consórcio Nordeste é um instrumento de integração dos nove estados nordestinos que, desde 2019, uniram forças para impulsionar o desenvolvimento da região e superar a histórica desigualdade regional.
As Câmaras Temáticas do Consórcio Nordeste buscam soluções para as demandas enfrentadas pelos estados da Região em diversas áreas, entre elas saúde, segurança, infraestrutura, meio ambiente e ciência. Os membros avaliam práticas de sucesso executadas isoladamente e desenvolvem soluções aplicáveis ao conjunto dos estados.
