Menu

Rede ICC Saúde realiza 1ª cirurgia torácica robótica no Norte e Nordeste em paciente do SUS

O procedimento foi conduzido pelo cirurgião torácico Dr. Renato Torrano e por uma equipe multidisciplinar composta por anestesistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Foto: Divulgação/ Rede ICC de Saúde.

Incorporando técnicas cirúrgicas minimamente invasivas no tratamento oncológico, a Rede ICC Saúde (Instituto do Câncer do Ceará) segue evoluindo no uso de tecnologias de ponta. Desta vez, a inovação foi utilizada para tratar um paciente diagnosticado com câncer de pulmão, no Ceará. A cirurgia, realizada no Hospital Haroldo Juaçaba, no bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza, marca a primeira toracoscopia assistida pela plataforma robótica Da Vinci X. Em benefício de um paciente do Sistema Único de Saúde (SUS), o procedimento foi o primeiro feito nas regiões Norte e Nordeste.

O procedimento foi conduzido pelo cirurgião torácico Dr. Renato Torrano e por uma equipe multidisciplinar composta por anestesistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

“Realizar a primeira cirurgia torácica robótica em benefício de um paciente do SUS no Ceará e no Norte e Nordeste foi um marco importante, especialmente por se tratar de um procedimento de alta complexidade. Utilizando a plataforma Da Vinci X, conseguimos alcançar um nível de precisão que contribui diretamente para o sucesso cirúrgico e a recuperação do paciente”, afirma o Dr. Renato Torrano.

O resultado positivo é fruto do trabalho do corpo clínico do Hospital Haroldo Juaçaba, referência em oncologia no país. Iniciativas como esta reafirmam também o pioneirismo da Rede ICC Saúde, que promove inovação e investindo em soluções que elevam a qualidade do atendimento oncológico no Ceará e no Brasil.

BENEFÍCIOS

A adoção dessa abordagem cirúrgica traz diversos benefícios ao paciente, como menor tempo de internação, recuperação pós-operatória mais rápida e menos dolorosa, além de uma redução significativa no risco de complicações. Outro destaque é a possibilidade de retorno mais rápido às atividades cotidianas, permitindo uma melhor qualidade de vida durante o tratamento oncológico.

Com o auxílio da tecnologia robótica, os movimentos realizados na cirurgia se tornam mais precisos, permitindo maior assertividade em cada etapa do procedimento, o que é especialmente relevante em casos de alta complexidade, como o realizado.