O novo superintendente do Instituto Dr. José Frota (IJF), João Gilberto Macedo, anunciou reajuste na Gratificação de Incentivo à Produtividade (GIP) — de acordo com procedimentos realizados — dos servidores do hospital. Com o anúncio, todos os profissionais vão passar a receber gratificação em percentuais igualados. Antes, como explicou a gestão municipal, médicos e odontólogos recebiam percentuais de 18%.
Os demais profissionais tinham gratificação em 12%. O anúncio do reajuste foi feito nesta sexta-feira (23), ao ser apresentado para os trabalhadores da unidade de saúde.
A gratificação é financiada com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), repassados mensalmente ao município, conforme as normas do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) do serviço público municipal. Segundo a nova secretária de Saúde e ex-superintendente do IJF, Riane Azevedo, o reajuste reafirma o compromisso da gestão com a valorização profissional.
No IJF, nesta sexta, o prefeito Evandro Leitão (PT) apresentou o novo gestor da unidade de saúde. De acordo com o chefe do Executivo, em menos de cinco meses, Riane conseguiu “reestruturar o hospital”. “Hoje, o IJF é outro, e os números falam por si: temos recordes de procedimentos cirúrgicos, tomografias, ressonâncias e exames em geral realizados”, destacou. O petista destacou ter confiança no trabalho de João Gilberto e Riane.
“Para dar prosseguimento ao que foi construído, o doutor João Gilberto assume a superintendência. Ele chegou ao IJF com a dra. Riane, há cerca de cinco meses, e participou ativamente das transformações implementadas. Conhece profundamente o hospital e é respeitado por toda a equipe. Não tenho dúvidas de que ele manterá o ritmo de melhorias, entregando resultados cada vez mais positivos para a população de Fortaleza”, afirmou.
De acordo com João Gilberto, o objetivo é dar sequência ao trabalho de Riane. “Nestes cinco meses, alcançamos conquistas importantes: ampliamos o número de cirurgias de 800 para 1.200 por mês; realizamos mais de 600 exames de imagem; implantamos o serviço de hemodinâmica e reestruturamos o setor de nutrição, com melhorias na alimentação e aquisição de uma câmara fria. Além disso, passamos a realizar procedimentos de reimplante, um marco para o Ceará, já que esse tipo de cirurgia antes era realizado apenas em Pernambuco, no Nordeste”, ressaltou.
Graduado em Medicina pela Faculdade Estácio de Juazeiro do Norte, João Gilberto Macedo possui residências médicas em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Manoel Victorino (Salvador) e em Cirurgia da Mão e Microcirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Associação Médica Brasileira (AMB), com experiência nas áreas de cirurgia da mão, feridas complexas e microcirurgia.
