Menu

Morre, aos 81 anos, o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado

Morreu, aos 81 anos, o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Terra, fundado por ele e por sua esposa, Lélia Wanick. “Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora”, publicou o Instituto, em suas redes sociais.

Nascido em 1944 em Minas Gerais, Salgado deixa dois filhos. Ele iniciou sua carreira em 1973 e visitou mais de 100 países para desenvolver projetos de fotografia.

Como fotógrafo independente, criou sua própria agência e rodou o mundo registrando histórias impactantes sobre as mais variadas questões sociais, como refugiados em fuga, trabalhadores submetidos a condições extremas, comunidades indígenas e paisagens remotas e preservadas da industrialização.

Economista, sua história com a fotografia começou por acaso, no início da década de 70, quando trabalhava na Organização Internacional do Café. Durante uma expedição aos cafezais da África, fez sua primeira sessão de fotos.

Salgado começou a trabalhar para agências de notícias e, em 1981, ficou mundialmente famoso ao fazer a foto do atentado ao então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan.