Em reconhecimento ao trabalho dos conselhos tutelares do Estado, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) lançou, na manhã desta quinta-feira (23), o Selo Alece Conselho Tutelar Garantindo Direitos, iniciativa da Casa junto a parceiros articulados para fortalecer a cultura dos direitos de crianças e adolescentes por meio da formação e capacitação de conselheiros tutelares.
O programa se desenvolverá em seis etapas. O início do programa se dará por inscrição no portal da Assembleia Legislativa dos dias 2 a 13 de junho. Após encerramento das inscrições, terá início o curso de formação com capacitação on-line, com moderação pedagógica aplicada nas escolas por meio do jogo pedagógico “Na trilha dos direitos”, passando pelo registro, relatoria e avaliação, encerrando com o evento de premiação.
O presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), explicou que essa não seria apenas uma premiação, mas uma capacitação e qualificação para os 990 conselheiros tutelares do Estado por meio de aulas teóricas e práticas custeadas pela Assembleia Legislativa.
“Muitas vezes o conselheiro ou conselheira tutelar se elege no seu município e não tem a devida formação qualificada, especializada e nem a prática em si. Então possibilitaremos essa formação, para que, num segundo momento, seja aplicada numa integração do conselheiro com a escola, as famílias, uma interação dia a dia com a criança e o adolescente, conscientizando-os de seus direitos”, assinalou.
A primeira-dama da Alece, Tainah Marinho, lidera o programa e frisou a importância dos demais parceiros no fortalecimento, reconhecimento e valorização do Conselho Tutelar. “A Assembleia ouviu o grito que muitas vezes é silenciado, e acredito que, com a união de todos esses parceiros, vamos alcançar nossos objetivos de fortalecer o Conselho Tutelar e afastar da mente das pessoas esse caráter punitivo que ele erroneamente recebe. Nós estamos aqui para lembrar à sociedade que o Conselho Tutelar é um parceiro, é um amigo, sobretudo, dos nossos jovens”, afirmou.
