Em solenidade de homenagem à vaquejada, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde da última quarta-feira (21), uma cerimônia especial para reconhecer a importância cultural e econômica dessa tradição nordestina. Na ocasião, foram destacadas as raízes culturais do movimento, assim como o impacto gerado pelos eventos promovidos em todo o Estado.
A solenidade atendeu a requerimento de autoria dos deputados Danniel Oliveira (MDB) e Carmelo Neto (PL) e contou com a presença do cantor Zé Vaqueiro.
Representando os agraciados, o cantor Zé Vaqueiro disse que sua trajetória na música esteve, desde o início, ligada à prática da vaquejada. “Hoje ela tem criado uma proporção gigantesca, realmente só quem está dentro que consegue ver o tanto de gente que está envolvido, não só ali no ato de correr a vaquejada, mas por fora também. É muita gente envolvida, muitas famílias envolvidas e também movimenta muito a economia dos interiores”, ressaltou.
O primeiro-vice-presidente da Alece, deputado Danniel Oliveira (MDB), contou que a sua ligação com a vaquejada vem desde o seu avô, que atuou como vaqueiro.
“Ao longo desses anos, tive a oportunidade de poder defender essa causa, de defender o vaqueiro e, dentro da vaquejada, ter muitos amigos conquistados”, disse.
Para o coautor da sessão, deputado Carmelo Neto (PL), a atividade é importante para o turismo, a cultura e a economia – neste último aspecto, ele pontuou que são movimentados mais de R$ 800 milhões. “É muito dinheiro movimentado, emprego, renda, desenvolvimento para as cidades, desenvolvimento para o nosso interior, então eu arrisco dizer que o número é até maior que o dado oficial”, afirmou o parlamentar.
No rol de homenageados estão o vaqueiro Dheovane Almeida e os empresários Isaías Duarte (Isaías CDs), Carlos Aristides, João de Almeida e Marquinhos Callou. Compuseram a mesa da cerimônia o subscritor da solenidade, Queiroz Filho (PDT), a vereadora de Fortaleza Bella Carmelo (PL- CE) e o vaqueiro Francisco da Silva.
