O secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão, afirmou que a linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que vai ligar o Aeroporto Internacional Pinto Martins à Arena Castelão será concluída em 24 meses a partir da assinatura da ordem de serviço, que tem previsão de ser assinada até outubro deste ano de 2025.
Caso os prazos se confirmem, o trajeto estaria disponível em outubro de 2027. Como explicou o titular da pasta, a obra é mais rápida que demais trechos por não precisar de nenhuma desapropriação de terreno.
“Quando se faz uma obra dessa, tem que avaliar o tempo no sentido de quais são as interferências que existirão”, disse, antes de concluir que não haverá desapropriação. “Com isso, conseguimos encurtar o tempo. O prazo que temos, no contrato, são 24 meses a partir da ordem de serviço”, explicou, em entrevista ao podcast Questão de Opinião, do Opinião CE.
Além da estação no Castelão, a linha também vai ter uma parada no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), espaço onde são realizados eventos religiosos, como o Halleluya.
Confira a entrevista na íntegra:
Leia mais | Linha Leste do Metrofor: “previsão da entrega é final de 2028 e ponto final”, diz secretário
Conforme Hélio, a linha foi um pedido do governador Elmano de Freitas (PT). A licitação para a obra já foi aberta. “Já estamos analisando as propostas das empresas. Vamos avaliar a questão técnica, do jeito que a lei determina”, afirmou. “Acredito que até agosto já tenha a vencedora”, acrescentou.
Como explicou o titular da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), toda a rede do VLT e do Metrô de Fortaleza (Metrofor) é interligada. Além da linha Aeroporto-Castelão, há a Parangaba-Mucuripe, também do VLT; com um ramal saindo da estação Expedicionários para o Aeroporto; e duas linhas do Metrofor: Linha Sul, da Pacatuba ao Centro de Fortaleza; Linha Oeste, da Caucaia ao Centro de Fortaleza; além da Linha Leste, que tem prazo para ser concluída até o final de 2028 e que vai ligar o Centro da capital cearense ao bairro Papicu.
