A programação tem início nesta quinta-feira (22) e integra a semana de moda MONEGRIN, realizada pela Kuya — Centro de Design do Ceará. O evento, que se estende até o domingo, 25 de maio, oferece mais de 125 horas de atividades gratuitas, incluindo desfiles, exposições, oficinas, rodas de conversa, shows e feiras autorais, espalhadas por diversos espaços culturais da cidade, como a Estação das Artes, o Ateliê Envolva-se e o Centro Cultural Bom Jardim.
A MONEGRIN é uma iniciativa que celebra e promove a representatividade na produção negra, indígena e periférica. O evento propõe amplificar a difusão e a visibilidade da moda negra, indígena e periférica. Ancorada no conceito de design decolonial, a MONEGRIN desafia os padrões estéticos convencionais e promove uma moda comprometida com práticas regenerativas e ecoeficientes que buscam não somente minimizar o impacto ambiental, mas também contribuir ativamente para sua restauração. O projeto vai além da moda, promovendo discussões importantes sobre igualdade, justiça social e direitos humanos, segundo o Centro de Design.
As atividades são gratuitas e abertas ao público, com entrada por ordem de chegada até atingir a capacidade do espaço.
RITMO E RAÍZES
A partir das 18h, a DJ Cabulosa assume as pick-ups da Estação para um set dançante com batidas periféricas, tambor e samples, convidando o público a celebrar suas raízes ancestrais. Ela retorna ao palco às 21h para encerrar a noite.
Às 19h10, o Grupo + Melanina apresenta releituras de clássicos do reggae, samba e pagode, celebrando artistas negros que marcaram o passado com trilhas sonoras inesquecíveis, como o pagode romântico do Raça Negra e o reggae de Edson Gomes.
O show contará com interpretação em Libras.
FEIRA NEGRA
No domingo, das 10h às 21h, celebrando o Dia da África, o Coletivo de afroempreendedores cearenses traz para a Feira Negra mais de 30 expositores que se reúnem para celebrar a identidade cultural negra, com bancas de gastronomia, roupas, bijuterias, livros e artigos de decoração. A feira busca exaltar a história, impulsionar a economia e fortalecer o orgulho de um legado rico e diversificado.
Programação da feira:
- DJ Will Naba
Das 10h às 11h, o DJ Will Naba anima a Gare com ritmos como afro house, afro beats, eletrônica e kizomba.
- Contação de Histórias – Patrícia Adjokè
Às 11h, a cantora e escritora Patrícia Adjokè apresenta “Afro-En-Cantos Ancestrais”, uma contação de histórias que celebra o legado afro-diaspórico brasileiro, cearense e fortalezense.
- Oficina Infantil – “Meu Livro Ilustrado”
Das 13h às 15h, educadoras Talita Késsia e Fleuri Cardoso conduzem a oficina que propõe a criação de um livro a partir de ilustrações e encadernação serpentina, proporcionando às crianças uma imersão na cultura negra.
- Show – “Samba Nosso de Cada Dia”
Às 12h, o cantor Xavi Odé embala o horário do almoço com sambas tradicionais, samba canção, samba rock e samba de terreiro, celebrando a cultura negra.
SENAC CEARÁ
O Senac Ceará também participa da segunda edição da Monegrin, semana de moda negra, indígena e periférica. A programação do Serviço inclui um curso e sete oficinas, cujas inscrições foram realizadas previamente.
- O curso Descosturando a Moda: tecnologias ancestrais para adiar o fim do mundo, com Carll Souza, enfoca sustentabilidade e criação em moda.
- A estilista Jal Vieira ministra a oficina Trajar o Invisível: identidade, afeto e simbologia no figurino.
- Há ainda oficinas sobre Costura Afetiva: o Retalho como Memória; Bordado sobre Chita; Crochê Criativo; Ecoprint e Customização: produções de estampas ecológicas para moda periférica; Confecção de Bonecas Africanas; e Crochê para o mundo.
SERVIÇO
-
Data: 22 a 25 de maio de 2025
-
Locais: Kuya — Centro de Design do Ceará, Estação das Artes, Ateliê Envolva-se e Centro Cultural Bom Jardim
-
Mais informações: @kuyadesignceara, @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara
Programação da Estação das Artes:
Quinta, 22
MONEGRIN
- 17h30 às 21h – “Uma Celebração à Vida”, com DJs Rapha Anacé e Bugzinha, na entrada da Plataforma
- 19h às 19h30 – Desfile Monegrin “Tecendo Amanhãs”, na Plataforma
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço
Sexta (23)
- 18h às 21h30 – Festa Delícia, com DJs Bugzinha, Lua Magnética e Nego Célio
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Sábado (24)
-
18h às 19h | 21h às 22h – DJ Cabulosa
-
19h10 às 21h – Show “Minha pele, meu legado”, com + Melanina (Acessível em Libras)
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Domingo (25)
Domingo na Estação
-
10h às 13h: Oficina de Pintura Infantil “Meu Livro Ilustrado”, com Talita Késsia e Fleuri Cardoso
-
10h às 15h – Feira Negra – Mãe África
-
10h às 11h – DJ Will Naba
-
11h20 às 12h – Contação de História e lançamento dos livros “O Baú Ancestral” e “Adjokè e as culturas que atravessaram o Mar”, com Patrícia Adjokè
