Menu

“Mais turistas, emprego e renda”: Naumi avalia projeto de revitalização da Lagoa do Cauípe

Prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, em reunião com representantes da UFC. Foto: Marcos Vasconcelos/Prefeitura de Caucaia

A Prefeitura de Caucaia se reuniu com representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) para discutir a realização de um projeto para a Lagoa do Cauípe, localizada no Cumbuco. Em exclusividade ao Opinião CE, o prefeito Naumi Amorim (PSD) afirmou que os comerciantes e os moradores da região serão diretamente beneficiados com “um ambiente mais atrativo, organizado e seguro”. A expectativa, ainda conforme o gestor, é de que haja o aumento no fluxo de turistas, além de mais oportunidades de emprego e renda.

A proposta, de acordo com o Executivo da cidade da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), inclui ações de urbanização, requalificação e planejamento urbano. O projeto inclui a criação de um polo gastronômico com barracas em estilo palafita, além de via de integração para pedestres, ciclistas e veículos leves; espaços de convivência com bancos, arborização e ornamentação; e banheiros autossustentáveis. A captação de recursos, ainda sem previsão da quantia necessária, será buscada junto ao Governo do Ceará e outras instituições.

“Tudo com foco na valorização turística, na geração de renda e na preservação ambiental da área, que abriga um importante lençol freático e uma rara lagoa de água doce propícia ao kitesurf”, explicou.

Ainda de acordo com Naumi, a Universidade deverá contribuir com estudos científicos para a realização do projeto, inclusive com o parecer dos acadêmicos sobre como planejar a urbanização da lagoa de forma sustentável. O prefeito explicou que preservar a lagoa, para ele, significa a garantia de um desenvolvimento econômico sustentável para o município, já que ela atrai visitantes de várias partes do Brasil e do mundo.

O gestor destacou ainda que vem sendo realizado um “diálogo permanente” com a comunidade, com o objetivo de valorizar os que vivem e trabalham no entorno do corpo d’água. Os próximos passos para a realização do projeto, conforme o prefeito, incluem o agendamento de uma reunião com os barraqueiros para que a iniciativa seja apresentada. Após a conversa, então, será elaborado o Projeto de Lei, para que ele seja enviado à Câmara Municipal de Caucaia e seja apreciado pelos vereadores.