Menu

Mauro Carmélio: “Esperamos uma gestão comprometida com a descentralização da CBF”

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou recentemente a candidatura única de Samir Xaud à presidência da entidade. A chapa contou com o apoio de 25 das 27 federações estaduais, incluindo a Federação Cearense de Futebol (FCF), além de 10 clubes das Séries A e B.

O apoio da FCF a Samir Xaud representa um compromisso da entidade com um projeto de reestruturação nacional do futebol que atende aos interesses regionais. Nos bastidores, a FCF tem defendido pautas como a valorização do futebol nordestino, melhores condições para as competições regionais e o equilíbrio na distribuição de recursos da CBF.

“Esperamos uma gestão comprometida com a descentralização das ações da CBF, com mais atenção às federações e ao futebol de base, além de um diálogo constante com todos os entes do futebol brasileiro. A FCF pretende, sim, apresentar propostas e demandas específicas, especialmente voltadas à valorização do futebol nordestino e ao fortalecimento das competições regionais”, afirmou Mauro Carmélio, presidente da FCF, em declaração exclusiva para o jornal Opinião CE.

Embora os principais clubes do Estado, Ceará e Fortaleza, não estejam entre os 10 que assinaram o apoio direto a Xaud, o dirigente cearense acompanhou de perto o processo e demonstrou preocupação com os rumos institucionais da CBF. O posicionamento da FCF contribui para garantir que as demandas locais não fiquem à margem das decisões. O presidente Mauro Carmélio também apresentou ao Opinião CE detalhes sobre o consenso da Federação no apoio a Xaud.

“Houve diálogo desde o início. Foram discutidos alguns nomes e, após conversas e análises, optamos pelo nome de Samir. Foi uma decisão construída coletivamente entre presidentes de federações estaduais, com base em princípios que consideramos fundamentais para o futuro da CBF: gestão transparente, democrática e com visão de longo prazo”, explicou.

Apesar da tentativa de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, de viabilizar uma candidatura com apoio majoritário dos clubes (32 dos 40 clubes das Séries A e B chegaram a assinar uma carta de apoio a ele), a parceria de Xaud junto às federações se mostrou decisiva.

Leia também | Com apoio da Federação Cearense, Samir Xaud será candidato único à presidência da CBF

O apoio da Federação Cearense de Futebol a Xaud representa não só um alinhamento institucional, mas também um movimento estratégico que coloca o futebol cearense em posição de relevância nas discussões sobre o futuro do esporte no País.

“Acreditamos que é tempo de renovação e de abertura para novas ideias. A escolha por Samir não foi por acaso: trata-se de um dirigente jovem, acessível ao diálogo, com perfil moderno e promissor. Apesar de não estar formalmente à frente da Federação de Roraima, Samir já representou seu pai, atual presidente da entidade, em diversas ocasiões, demonstrando familiaridade com a gestão do futebol e com os desafios institucionais. Vimos nele uma oportunidade de oxigenar a CBF com uma gestão mais próxima das federações e mais comprometida com a transparência e o desenvolvimento do futebol em todas as regiões do país”, destacou Mauro Carmélio.

A eleição para a presidência da CBF está marcada para o dia 25 de maio, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. O pleito será híbrido, com possibilidade de voto remoto, e contará com a participação das 27 federações estaduais (com peso 3) e dos clubes das Séries A (peso 2) e B (peso 1).