Menu

Deputado propõe ampliar “VaiVem” para estudantes de universidades de todo o Ceará

O deputado estadual Nizo Costa (PT) protocolou um Projeto de Indicação para ampliar o programa “VaiVem Livre” para estudantes de universidades públicas e privadas de todo o Estado. Atualmente, a iniciativa do Governo do Ceará atende a pessoas que estão em busca de emprego e estudantes até o ensino médio, com passagens gratuitas de ônibus. Nesses dois casos, no entanto, a ação é empregada nos trajetos de pessoas dos municípios da Região Metropolitana para Fortaleza ou da Capital para a RMF, não valendo para as demais regiões cearenses.

Por se tratar de uma indicação, a matéria não tem poder de aprovar a medida que defende. Caso o Poder Executivo entenda de forma favorável à ampliação, o governador Elmano de Freitas (PT) deverá enviar uma mensagem que conceda a ampliação.

Segundo Nizo, um dos principais desafios dos universitários diz respeito ao custo diário com transporte. Na justificativa do projeto, ele aponta, em cálculo, que o subsídio médio por mês, para que o programa fosse implementado, seria de R$ 3,7 milhões. De acordo com o parlamentar, cerca de 15 mil estudantes — que lecionam no período noturno, não sendo atendidos por veículos escolares diurnos — devem ser beneficiados.

“Trata-se, portanto, de um investimento socialmente justo e economicamente viável, que pode ser operacionalizado com uso racional de recursos e integração à malha de transporte existente”, destacou Nizo.

Ainda conforme o deputado, além de promover o acesso e a permanência no ensino superior, a medida reduz a evasão acadêmica e fortalece a política de mobilidade. “Geraria impactos positivos na economia local e na sustentabilidade do sistema de transporte”, escreveu, destacando que a sua proposição se trata de uma medida estratégica.