O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), administrado pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe a comemoração do aniversário de 119 anos do bairro Poço da Draga. Entre os dias 20 e 25 de maio, o local sediará uma programação diversificada de encontros formativos, exposições e espetáculos.
O território Poço da Draga, uma das ocupações populacionais mais antigas da cidade, completa 119 anos no dia 26 de maio. Em comemoração, o Núcleo de Ação Territorial (NAT) do Dragão do Mar preparou uma programação voltada às celebrações de aniversário que acontecem neste sábado (24).
Além da festividade, o Centro Dragão do Mar sediará o 5º Festival Boca de Cena, nos dias 23 e 24 de maio, com apresentações de circo, dança, teatro e música, destacando a diversidade artística cearense. O evento ocorrerá em diversos espaços do centro cultural, como a Arena Dragão do Mar, o Teatro Dragão do Mar e o Espaço Rogaciano Leite Filho, com início às 18h.
A partir das 12h, Jr Pantera e Samya Kássia comandam o evento “Samba Com Feijoada É Com Nós Mesmo”, uma festa que celebra a cultura popular e a identidade local, mantendo vivas as tradições e a transmissão de costumes. À noite, a partir das 20h, a DJ Bugzinha assume as pick-ups, trazendo uma atmosfera musical descrita como “cheia de identidade e potência“.
Além das atrações musicais, será montado um espaço de redução de danos em formato de banquinha com mesas, onde a equipe distribuirá água, doces e orientações, incentivando o cuidado com o corpo e com o território. O foco é reforçar a importância da hidratação, do autocuidado e da preservação da praia, fortalecendo vínculos e promovendo cidadania cultural e ambiental.
A programação acontecerá no Pavilhão Atlântico, um espaço revitalizado que serve como ponto de encontro e lazer para a comunidade, após obras de requalificação realizadas pela Prefeitura de Fortaleza. As atividades são gratuitas e abertas ao público.
