O Papa Leão XIV celebrou, neste domingo (18), a missa de início do seu pontificado. Na Praça São Pedro, o novo pontífice afirmou aos fiéis presentes e aos que acompanharam à missa à distância ter sido escolhido “sem qualquer mérito” para o posto de líder da Igreja Católica. Na ocasião, o norte-americano afirmou ter sentido uma “enorme presença espiritual” do Papa Francisco.
Leão XIV, durante a missa, lembrou do seu antecessor em alguns momentos, chegando a se emocionar ao mencionar os “dias de tristeza” que sucederam o falecimento do antigo pontífice. Na homilia, o papa também pediu união e amor à humanidade, condenando o sistema econômico que “explora os recursos da terra e marginaliza os pobres”.
“Quero uma Igreja unida, que seja fermento para um mundo reconciliado. Ainda vemos demasiado dano e discórdia causadas pelo ódio por um paradigma humano que explora os recursos da terra e marginaliza os pobres. (…) Dentro dessa massa, queremos ser um pequeno fermento de esperança e de unidade. Olhai para Cristo, aproximem-se dele. Escutem a palavra de amor para que se torne sua única família”, afirmou.
