Menu

Polo Automotivo de Horizonte: IFCE terá espaço para desenvolver tecnologia e prospectar empresas

Reitor do IFCE, Wally Menezes. Foto: Hellynara Fernandes

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) terá participação efetiva no Polo Automotivo do Ceará, que será instalado em Horizonte. Segundo o reitor da instituição, Wally Menezes, em entrevista exclusiva ao Opinião CE, já há conversas com a Prefeitura para que o órgão de ensino atue no complexo multimarcas, que vai se instalar na cidade, seja com a qualificação da mão de obra, com o desenvolvimento de tecnologias ou com a prospecção de empresas. Para isso, o campus do instituto em Horizonte será ampliado.

Segundo Wally, em entrevista ao podcast Questão de Opinião, já houve uma reunião com a Prefeitura, ocasião em que participaram o secretariado do prefeito Nezinho Farias (PSB) e a diretora-geral do campus na cidade, Maria Madalena da Silva. “O IFCE estará presente nessa expansão do Polo Automotivo. Capacitando as pessoas, desenvolvendo tecnologias e atraindo empresas”, disse.

De acordo com o prefeito Nezinho, também ao Opinião CE, o projeto para a desapropriação do terreno que vai ser utilizado pelo IF para a ampliação do campus será enviado à Câmara Municipal na próxima semana. A expectativa é que todo o processo, com a doação do terreno, seja concluído até o final de junho. O terreno está localizado ao lado do Campus que já existe na cidade.

“E já pensamos também nessa parceria do instituto com a Prefeitura, no sentido de a gente poder se preparar para ajudar no Polo, na qualificação da mão de obra e qualificação das demandas que as empresas estão precisando”, destacou.

POLO AUTOMOTIVO

Inicialmente, a expectativa é de que o Polo gere 250 empregos formais, com a contratação dos trabalhadores a partir de julho. O complexo multimarcas será administrado pela Comexport, considerada a maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil. Marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GMIFC, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche, entre outras, operam no Brasil por meio da companhia.

No último mês de abril, uma comitiva cearense com o governador Elmano de Freitas (PT) e representantes da Comexport participou da “Auto Shanghai 2025: Embracing Innovation, Empowering the Future”, na China. O encontro também teve como objetivo prospectar empresas para o polo.