Em apenas dois dias de funcionamento do novo serviço do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mais de 1 milhão de aposentados e pensionistas realizaram os pedidos de reembolso por descontos indevidos feitos por entidades associativas. Os dados foram divulgados na tarde desta quinta-feira (15), revelando que 1.051.238 segurados já contestaram os débitos.
Outros 17.963 beneficiários informaram que os descontos foram autorizados. Ao todo, 41 entidades associativas foram contestadas, abrangendo todas que possuem ou possuíam credenciamento com o INSS para realizar os lançamentos em folha.
O novo serviço, lançado na última terça-feira (13), permite que o cidadão consulte os valores descontados nos últimos anos e informe se eles foram autorizados ou não. Caso tenha sido descontado sem autorização, o beneficiário terá o ressarcimento do valor.
Os descontos estão sendo investigados pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), que apuram fraudes cometidas por organizações criminosas. Segundo os órgãos, essas entidades teriam vinculado segurados ao sistema associativo sem autorização, com o objetivo de aplicar descontos indevidos nos benefícios previdenciários.
Mais de 4,3 milhões de usuários já acessaram o sistema para verificar se foram afetados. O prazo para solicitar reembolso é indeterminado, mas, uma vez contestado o desconto, as entidades terão 15 dias úteis para comprovar o vínculo com os segurados ou devolver os valores cobrados indevidamente, que serão encaminhados ao Tesouro Nacional e, depois, ressarcidos diretamente aos beneficiários na folha de pagamento.
LEIA MAIS:
https://www.opiniaoce.com.br/segurados-do-inss-ja-podem-solicitar-devolucao-de-descontos-ilegais-veja-como/
https://www.opiniaoce.com.br/fraude-no-inss-4739-mil-segurados-ja-solicitaram-devolucao-de-descontos-ilegais/
Alerta de golpes:
O INSS reforça que não realiza contatos telefônicos, envio de e-mails, mensagens de WhatsApp ou SMS para informar sobre os descontos de entidades associativas. O único canal de notificação oficial é o aplicativo Meu INSS. O Instituto alerta os beneficiários para que não cliquem em links suspeitos nem forneçam dados pessoais a terceiros.
As informações são divulgadas exclusivamente pelos canais oficiais do instituto, como o site gov.br/inss e redes sociais verificadas. Em caso de dúvidas, o cidadão deve entrar em contato pelo telefone 135.
