Menu

IFCE vai lançar curso de inteligência artificial para pessoas acima de 50 anos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) vai lançar um curso de inteligência artificial (IA) para pessoas acima de 50 anos. A capacitação, como explicou o reitor Wally Menezes, em exclusividade ao Opinião CE, vem sendo desenvolvida pelo Centro de Referência de Educação a Distância (CREaD) e será ofertada no campus de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A previsão é de que o curso saia ainda neste ano.

Questionado sobre a regulamentação da IA, que está em pauta no Congresso Nacional, Wally disse que nada adianta regulamentá-la se uma grande parte da população ainda não possui compreensão do assunto. De acordo com ele, a regulamentação antes de um trabalho de levar o conhecimento para os cearenses e brasileiros geraria um vazio, como o que foi gerado em relação ao acesso à internet, o que ainda considera um desafio.

“Ampliaria esse vazio, esse vácuo. Para que a gente faça o trabalho de regulamentação, a gente precisa também trabalhar a questão do letramento digital”, explicou.

Conforme o reitor do IF cearense, o curso que será lançado em Maranguape tem um poder de inclusão “imenso”. “Precisamos trabalhar essa base. Aí, sim, a questão da regulamentação da IA com grandes cientistas e com a população”, pontuou. Ele destaca ainda a importância de que a inteligência artificial seja utilizada de forma que possa ter “uma aplicação” para as pessoas.