O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Wally Menezes, afirmou, em exclusividade ao Opinião CE, que a entidade de ensino vem participando do processo para instalação de um novo data center no Ceará.
Wally, por questão contratual, não pode divulgar a empresa dona do equipamento e nem o valor, mas, conforme divulgou, nesta semana, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, uma empresa chinesa deverá investir R$ 50 bilhões para criação de um equipamento no Estado.
Em uma viagem a Pequim, o ministro se reuniu com executivos do TikTok para discutir a possibilidade de uma plataforma investir R$ 50 bilhões na construção de data centers no Ceará, mais especificamente no Porto de Pecém.
O papel do IF, como explicou o reitor, consiste em ações como construção da metodologia de implantação do equipamento e a integração do serviço com outras áreas, como segurança, saúde, educação e processamento distribuído.
Devido aos cabos submarinos e à concentração de geração de energia renovável, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) é visto como um local estratégico para a implantação de data centers. Wally lembrou que os cabos submarinos ajudam o Estado a ter uma menor latência, termo utilizado para o atraso na transmissão de dados entre um usuário e o data center.
De acordo com ele, aliás, é importante que as pessoas do Ceará participem de todo o processo para a instalação do equipamento. “Posso trazer um data center e instalar aqui, acabou-se, mas não é esse o papel que o IFCE quer na constituição desse data center. […] Se não colocarmos isso nas mãos de cearenses, estamos perdendo a oportunidade de ser, para além de uma referência em educação, um braço de desenvolvimento tecnológico e industrial para o mundo”, disse.
DATA CENTER NO PECÉM
Em anonimato à agência Reuter, fontes disseram que o projeto prevê um data center com capacidade de 300 megawatts (MW), mas que pode ser expandido para 900 MW. O Ministério de Minas e Energia do Brasil está avaliando a possibilidade de permitir mais capacidade de rede para projetos de data center no Pecém e em outras áreas, como afirmaram duas das fontes ouvidas. Segundo o titular da pasta, Alexandre Silveira (PSD), aliás, houve uma reunião com a ByteDance na última terça-feira (13).
