A Guarda Municipal de Fortaleza recebeu 429 armas de fogo do Governo do Ceará em reforço à política de segurança no Município. O prefeito Evandro Leitão (PT) e o governador Elmano de Freitas (PT) oficializaram, nesta quinta-feira (15), o processo de doação.
Com valor de R$ 340 mil, o armamento foi cedido por meio da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) do Estado do Ceará e inclui 400 pistolas e 29 espingardas.
“A Guarda Municipal e as polícias Militar e Civil vão atuar juntas nas comunidades, nos bairros, protegendo a população”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.
“Estamos iniciando um trabalho de reestruturação, de fortalecimento das nossas forças de segurança, para que as secretarias de segurança do estado e do município trabalhem em parceria”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.
Elmano disse, por sua vez, que o Estado está “empenhado em realizar uma aproximação do trabalho das forças de segurança do Estado e do Município”. “É muito importante que estejamos juntos para garantir paz e tranquilidade ao povo de Fortaleza”, reforçou.
Os agentes da GMF passam por treinamento na Academia de Segurança Cidadã para utilização correta do armamento. Na preparação dos Pelotões Regionais, são realizados cursos em parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). Outras formações em parceria são a de utilização de drone e a de polícia comunitária.
Já o compartilhamento de tecnologias de imagens e monitoramento contribui para potencializar o trabalho de inteligência da segurança pública. A GMF realiza reuniões com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para integração entre as forças em operações.
