Em celebração à 23ª Semana Nacional de Museus, a programação, iniciada na última segunda-feira (12), contará com visitas a exposições, oficina de robótica e degustação de cafés. Nesta edição do evento, o tema é “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. As atividades têm entrada gratuita no Museu da Indústria, equipamento cultural vinculado ao SESI Ceará.
O festival deste ano também discutirá temas relacionados à importância das novas tecnologias na transformação dos museus em hubs sustentáveis e inovadores, o poder revolucionário da juventude no centro da atividade dos museus e o patrimônio imaterial como fonte dinâmica de inspiração e indício de uma herança cultural coletiva.
A Coordenadora do Museu da Indústria, Patrícia Xavier, falou sobre o evento e ressaltou a importância dos museus na sociedade.
“A Semana Nacional de Museus é um evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus anualmente, com a proposta de valorizar os espaços culturais que são constituídos como museus. Neste ano, a ideia do Instituto é pensar que lugar o museu ocupa nessa sociedade que se transforma rapidamente. Isso se encaixa muito com o que o próprio Museu da Indústria pensa, que é ser um espaço de memória e preservação da indústria, mas também estar voltado para o futuro. A gente tem a história como retrovisor, mas também olha para frente”, completa.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
- 15/05 – Oficina de Robótica (9h)
Em parceria com profissionais de robótica do SESI, o Museu da Indústria promoverá uma oficina sobre o tema para turmas escolares, apresentando conceitos básicos e atividades práticas. A oficina incentivará a criatividade, a colaboração interativa e aprendizagem dos jovens.
- 17/05 – Esquete teatral “À Sombra das Ingazeiras”, com Trupe Caba de Chegar (10h30)
A encenação teatral faz parte da programação de atividades relacionadas à exposição “Caminhos do Café no Ceará”, em cartaz no Museu da Indústria. A apresentação trará a história do agricultor Marcelino que, nos anos 1930, está retornando ao Maciço de Baturité para concretizar um sonho de família: cultivar novamente o café, dessa vez à sombra das ingazeiras. No entanto, um inusitado encontro na Estação Ferroviária de Antônio Diogo (então Canafístula) ameaça a conclusão de sua viagem.
- 18/05 – Percurso “Café nos Trilhos, um passeio entre museus” (10h)
O percurso consiste em visitas mediadas às exposições “Caminhos do Café no Ceará”, no Museu da Indústria, e “Nos trilhos do tempo: História da ferrovia do Ceará”, no Museu Ferroviário Estação João Felipe. A atividade oferece uma imersão na história do Ceará, explorando a conexão entre a produção de café cearense no final do século XIX e a construção da ferrovia para escoar o produto. Além de visitar a exposição, os visitantes do Museu da Indústria ainda poderão participar de uma degustação de cafés.
