O Parque do Cocó, localizado em Fortaleza, é a unidade de conservação (UC) sob gestão estadual mais visitada do Brasil. Segundo dados divulgados pelo estudo “Visitômetro dos Parques do Brasil”, do Instituto Semeia, o coração da cidade de Fortaleza recebe 598.748 visitas anualmente e está à frente de parques como o Jaraguá (São Paulo), Dunas (Natal) e Lençóis Maranhenses.
De acordo com o Semeia, os dados da pesquisa são de 2023. Além do Cocó, na categoria estadual, outros dois parques cearenses se destacaram entre entre os dez equipamentos nacionais mais procurados do Brasil. O Parque Nacional de Jericoacoara, classificado como o mais visitado do Nordeste e o quarto mais visitado em todo o país, e o Parque de Ubajara, que ocupa a oitava colocação no ranking de parques nacionais.
O Parque do Cocó, sob a gestão da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), com seus 1.581,29 hectares (ha), é o quarto maior da América Latina e o maior do Norte/Nordeste brasileiro em área urbana. Se estendendo por mais de 15 bairros de Fortaleza.
Titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire comentou sobre as riquezas que o espaço tem. “A razão pela qual há tantos visitantes por lá é que dá para fazer de tudo no Cocó. Curtir a natureza, fazer trilhas, piqueniques em família, praticar esportes, dançar e até andar de barco”, disse.
