Menu

Cid faz aceno a Ciro: “Reúne todas as condições de disputar a Presidência”

O senador Cid Gomes (PSB) desmentiu informação de que teria afirmado que o seu irmão, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), está aposentado da política. Segundo o pessebista, Ciro “reúne todas as condições de disputar a Presidência da República”. O vice-presidente do PSB estadual afirmou ainda ter “profundo respeito” e “admiração” pelo familiar.

Os dois, de lados opostos na política cearense, estão rompidos politicamente desde 2022. Enquanto Cid compõe o grupo governista, Ciro faz oposição ao governador Elmano de Freitas (PT) e ao ministro Camilo Santana (PT). O ex-presidenciável, aliás, se aproximou de bolsonaristas e do grupo do ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) para articular as candidaturas da oposição no Ceará para 2026. Ele surge como pré-candidato aos três cargos majoritários em disputa: Governo do Estado, Senado e Presidência da República.

Cid, apesar de se posicionar de maneira contrária ao irmão no âmbito estadual, já afirmou que “jamais” estará em lado diferente dele na questão nacional. “Penso absolutamente como ele”, afirmou, em entrevista à Jangadeiro.

No ano passado, começou a ser ventilado o boato de que o senador poderia estar rompendo com o governador Elmano. Na discussão, estaria uma possível crítica à concentração de poder nas mãos do PT cearense, já que, à época, o partido havia apresentado o deputado estadual Fernando Santana (PT) como candidato governista para a Presidência da Assembleia. Após a queda de braço, o candidato escolhido — e, posteriormente, eleito — foi Romeu Aldigueri (PSB).