Menu

No Ayrton Senna, Evandro entrega quarto posto de saúde reformado pela nova gestão

Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, durante entrega da requalificação do posto de saúde Zélia Correia. Foto: Beatriz Boblitz/Prefeitura de Fortaleza

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), entregou, nesta segunda-feira (12), a requalificação do posto de saúde Zélia Correia, localizado no bairro Planalto Ayrton Senna. Esta é a quarta unidade de saúde reformada e entregue pela atual gestão. Conforme divulgou o Executivo municipal, o investimento total na obra foi de mais de R$ 1 milhão. A unidade deve beneficiar cerca de 20 mil pessoas da região. As obras no posto estavam paralisadas desde setembro de 2024 e foram retomadas em janeiro deste ano.

Durante o período sem a unidade de saúde, os atendimentos foram remanejados para os postos João Machado e Régis Jucá, ambos na Regional de Saúde V, que engloba o Ayrton Senna. Até então, a Prefeitura já havia entregue os postos de saúde Abel Pinto, no Demócrito Rocha; Viviane Benevides, na Vila Manoel Sátiro; e Rigoberto Romero, na Cidade 2000.

Após a reforma no posto, a população vai ter acesso a serviços como consultas médicas e de enfermagem; atendimento odontológico; exames laboratoriais; entrega de medicamentos; prevenção ginecológica; vacinação; testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites, gravidez e Covid-19; além de aferição de pressão arterial e glicemia.

Durante a entrega, o prefeito destacou a importância da reestruturação da rede municipal de saúde. “A requalificação deste posto, que vai atender quase 20 mil pessoas em toda esta região do Planalto Ayrton Senna e José Walter, faz parte de uma reestruturação de toda a nossa rede, que conta com 134 postos de saúde”, disse.

“Além disso, faremos uma reestruturação no que diz respeito aos profissionais e aos medicamentos. Os medicamentos estão praticamente normalizados. E tudo isso nos motiva, cada vez mais, a trabalhar em prol da população fortalezense”, afirmou o prefeito.

Atualmente, a gestão tem sido criticada pela falta de medicamentos em alguns postos. Segundo a Prefeitura, o problema com os medicamentos tem relação com o atraso de pagamento a empresas prestadoras de serviço no segundo semestre do ano passado, ainda na gestão do ex-prefeito José Sarto (PDT).

NOVAS AMBULÂNCIAS

Na mesma data, também foram entregues duas novas ambulâncias que reforçarão a frota da Capital. Os veículos, adquiridos e equipados com recursos do Governo Federal, contam com equipamentos avançados de suporte à vida, como monitores cardíacos, ventiladores mecânicos e bombas de infusão.

“Hoje, temos um Samu reconhecido nacionalmente pela qualidade e pela assistência. Recebemos, inicialmente, uma frota com muitas ambulâncias sucateadas e, agora, já contamos com 13 ambulâncias novas no nosso serviço de urgência e emergência”, afirmou a secretária de Saúde, Socorro Martins.

Com os novos veículos, a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) em Fortaleza passa a contar com 30 ambulâncias: 18 de Suporte Básico, seis de Suporte Avançado, duas de Suporte Avançado para Transferência e quatro de Suporte Intermediário. O serviço dispõe, ainda, de seis motolâncias e três unidades do projeto Bike Vida.