O secretário estadual da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão, anunciou a conclusão de trecho das obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza (Metrofor), que compreende as estações Chico da Silva e Colégio Militar. A tuneladora que escava o trajeto subterrâneo que o veículo vai percorrer chegou, nesta segunda-feira (12), ao Colégio. A extensão do trecho é de 1,8 km. O total da Linha Leste, que ligará o Centro ao Papicu, é de 7,3 km.
“É um avanço que temos para a obra da Linha Leste do metrô de Fortaleza, que destaco: é o único metrô saindo do eixo Rio-São Paulo que é totalmente subterrâneo”, disse Hélio.
Com 120 metros de comprimento e pesando mais de 1.000 toneladas, a TBM 02, o “tatuzão”, que está localizado a aproximadamente 30 metros de profundidade, foi responsável por implantar 1.156 anéis de concreto – as chamadas “aduelas” – nas paredes do túnel, que possui seis metros de diâmetro.
Como explicou a Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), o tatuzão vai passar por um processo de manutenção que vai durar aproximadamente três meses. Na sequência, o equipamento volta a escavar em direção à futura estação Nunes Valente. A previsão, de acordo com o titular da Seinfra, é que a tuneladora chegue ao local até o final de 2025. O cronograma das obras aponta que a conclusão da ferrovia deve ocorrer apenas em 2028. O início da construção foi anunciado pelo Governo em 2010, mas iniciada somente em janeiro de 2014.
A expectativa é de que a Linha Leste do Metrofor transporte até 150 mil fortalezenses diariamente. O trecho, que será percorrido pelo trem em 15 minutos, vai passar por cinco estações: Tirol – Moura Brasil, Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu.
