A capital cearense foi escolhida como uma das oito cidades-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027. O anúncio foi feito na última quarta-feira (7), pela organizadora da competição, a Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA). Uma pequena cerimônia foi realizada, com a presença do governador Elmano de Freitas, da vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero, do prefeito Evandro Leitão e do secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, além de atletas, representando o esporte. A celebração aconteceu na Arena Castelão, palco que receberá os jogos.
É a segunda vez que a cidade sedia jogos da principal competição mundial de futebol entre seleções; a primeira foi em 2014, com os jogos da Copa do Mundo Masculina.
Preparativos:
Durante a cerimônia de divulgação, o prefeito Evandro Leitão destacou a importância de sediar o grande evento esportivo e o que pode representar para o Estado, movimentando diversos setores locais, como a economia, o turismo, a infraestrutura e o setor esportivo.
“Um megaevento como esse impacta diretamente no Estado e, especialmente, na cidade de Fortaleza, na medida em que vamos receber aqui muitos turistas, uma quantidade expressiva de pessoas, seja na área da hotelaria, do serviço […] Um evento dessa magnitude irá impactar na economia de Fortaleza, e é o que esperamos. Nós teremos algumas intervenções na área de infraestrutura, na área do próprio esporte. Os próprios clubes, o poder público, a iniciativa privada, de alguma forma, chegarão junto, mas queremos ter um legado desse evento, para que a modalidade possa se fortalecer ainda mais”, afirmou Evandro.
Na Arena Castelão, investimentos vêm sendo feitos durante os últimos meses, como a implementação de tecnologia de reconhecimento facial, melhorias no gramado e atualizações nos telões, que visam atender aos padrões exigidos pela FIFA. O governo estadual, a prefeitura e a Federação Cearense de Futebol devem atuar em conjunto para garantir que a cidade esteja pronta para acolher delegações, turistas e imprensa de todo o mundo, oferecendo uma infraestrutura eficiente e moderna.
Em declaração exclusiva para o OpiniãoCE, Biriba do Vale, diretor de marketing da Federação Cearense de Futebol, ressaltou a importância da parceria entre os órgãos estaduais e municipais para garantir um evento marcante para o público que irá prestigiar a competição, destacando a experiência da FCF e a importância de valorizar o futebol feminino.
“Como em 2014, a Federação Cearense teve uma grande importância, sendo o elo com os órgãos de governo e prefeitura, com a FIFA, para a realização da Copa do Mundo. Será montado um comitê organizacional, tendo em vista a experiência da FCF em organizar jogos, desde os campeonatos locais até a Copa do Mundo Masculina em 2014. O futebol feminino já faz parte do nosso calendário anual. E, com isso, iremos fortalecer ainda mais a modalidade, oportunizando atletas e árbitras para que possam viver de perto esse mundial feminino, que será histórico para a nossa cidade, país e, acima de tudo, para o futebol feminino”, declarou Biriba.
Impactos econômicos:
A Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 será a décima edição do torneio, com 32 seleções competindo pelo título. A escolha de Fortaleza como uma das sedes da Copa do Mundo Feminina deve impulsionar a economia local. Com uma previsão para receber milhares de turistas nacionais e internacionais, setores como hotelaria, gastronomia, transporte e comércio devem registrar aumentos no faturamento. O evento também propõe empregos temporários, principalmente nas áreas de serviços e infraestrutura. A cidade, que já tem experiência na organização de eventos esportivos em nível mundial, como a Copa do Mundo de 2014, se organiza para repetir o sucesso, visando ao fortalecimento da economia local.
Em entrevista a reportagem, Vivian Costa, vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Ceará (ABAV-CE), destacou a importância da capital cearense receber a competição mundial feminina, ressaltando que o evento representa uma grande oportunidade tanto pela sua magnitude quanto pelo impacto no turismo e na valorização do esporte feminino.
Segundo ela, a cidade reúne vários atrativos culturais e de lazer, e há uma expectativa positiva de que a rede hoteleira e a segurança pública estejam preparadas para atender bem os visitantes, com atenção especial à proteção das turistas mulheres. Vivian também apontou avanços na malha aérea, com novos voos nacionais e internacionais, melhorando o acesso à cidade. Além disso, ela explicou que agências de turismo credenciadas estão se unindo no combate à pirataria, buscando garantir mais segurança aos visitantes. Para isso, há um esforço conjunto no treinamento de guias, motoristas e profissionais que atuam em restaurantes e equipamentos turísticos.
“É uma oportunidade receber a Copa do Mundo Feminina em 2027 aqui na cidade de Fortaleza, pela magnitude do evento. Vêm várias delegações, um marco também para esse universo feminino nos esportes, e receber isso aqui na cidade turística, onde há vários atrativos, tanto culturais como turísticos de lazer, é muito importante […] A gente está se juntando com os receptivos para organizar os passeios, treinamentos com guias e com os motoristas. Nos pontos turísticos e nos restaurantes, buscamos ter mais pessoas capacitadas para receber todos os turistas que venham prestigiar o nosso Ceará”, destacou Vivian.
Valorização do Futebol Feminino no Estado:
Mais do que um evento esportivo, a Copa do Mundo Feminina representa uma oportunidade histórica para a valorização do futebol feminino no Ceará, em nível mundial. Com a visibilidade do futebol feminino sendo acolhida pelo Estado, estima-se que haja um crescimento no interesse pelo esporte entre meninas da região. Escolinhas de futebol, projetos sociais e clubes locais podem desfrutar dessa visibilidade para captar apoio e investimentos. Além disso, iniciativas voltadas à formação de atletas, inclusão social e igualdade de gênero ganham força no debate público, reforçando a importância de políticas essenciais de incentivo ao futebol praticado por mulheres.
O futebol no Estado vem crescendo nos últimos anos, com destaque para atuação de clubes como Fortaleza e Ceará. As atletas locais apresentam campanhas históricas e vêm conquistando espaços relevantes, como a jogadora Ravenna, do Fortaleza, recentemente convocada para a Seleção Brasileira Sub-17. Para acompanhar essa crescente, o futebol feminino estadual precisa ser seguido por maior investimento, visibilidade na mídia e comprometimento das gestões esportivas. Receber jogos do campeonato mundial feminino é uma forma de fortalecer essa demanda e contribuir para que o reconhecimento à modalidade continue evoluindo.
Biriba do Vale também destacou o momento histórico que o evento representa para a modalidade local.
“Vai ficar marcado na história. E nossa cidade não poderia ficar de fora desse momento, tendo em vista que temos totais condições de receber uma competição com essa magnitude, que é uma Copa do Mundo Feminina. Para nós, será um orgulho muito grande fazer parte dessa história. A FCF, em nome do presidente Mauro Carmélio, não medirá esforços, juntamente com o governo do Estado e a prefeitura, para que essa Copa do Mundo Feminina seja um marco no nosso futebol”, ressaltou.
