A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou projeto da Mesa Diretora que visa implantar e executar o programa “Ceará de Valores”. Destinado a jovens com idade entre 14 e 29 anos, a iniciativa visa, dentre outras ações, capacitar a população juvenil. Também estão previstas atividades para a promoção da identidade cultural cearense e o desenvolvimento de competências para o século XXI. O programa poderá ser realizado em parceria com organizações da sociedade civil.
Por meio do programa, serão priorizadas ações itinerantes nas macrorregiões do Estado, por meio de metodologia híbrida (presencial e digital), articulada em três trilhas formativas: liderança, inteligência emocional e habilidades para o futuro; cidadania, identidade e participação social; e empreendedorismo, inovação e novas economias no Ceará.
A iniciativa vai contar com atividades presenciais denominadas “Sábados de Valores”, como oficinas e mentorias, bem como uso de plataforma digital interativa para compartilhamento de conteúdos, certificações e acompanhamento de desempenho. O programa também poderá conceder premiações regionais e estaduais como incentivo à participação e ao desenvolvimento de projetos de impacto social juvenil.
Apresentado pelo presidente da Alece, Romeu Aldigueri (PSB), o Ceará de Valores visa atrair a participação dos jovens em setores como cultura, educação, política, tecnologia e economia. O chefe do Legislativo explicou que seu objetivo, com a ação, é tirar a juventude do radicalismo presente nas redes sociais. Ainda conforme Aldigueri, a aprovação representa “um passo fundamental” na construção de políticas públicas mais inclusivas.
“O ‘Ceará de Valores’ nasce do compromisso com uma juventude que deseja participar, transformar e pertencer. É uma resposta concreta aos desafios enfrentados por milhares de jovens cearenses, conectando cultura, educação, inovação e protagonismo social”, destacou.
