Na sessão da quarta-feira (7), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou um projeto, de autoria do presidente Romeu Aldigueri (PSB), para a criação do Programa de Prevenção à Automutilação e ao Suicídio para os agentes de Segurança Pública do Estado. A iniciativa, como aponta o texto, visa oferecer suporte, orientação e ações preventivas para os profissionais que enfrentam diariamente situações de alta tensão e risco.
Segundo o autor, reconhecer os desafios emocionais que os agentes de segurança enfrentam é fundamental. “Este programa é uma forma de demonstrar que o Estado se preocupa com o bem-estar daqueles que dedicam suas vidas à proteção da sociedade, promovendo ações de apoio, conscientização e cuidado com a saúde mental desses profissionais”, destacou o parlamentar.
O programa contempla estratégias de prevenção primária, secundária e terciária, incluindo ações de sensibilização, capacitação, acompanhamento psicológico e fortalecimento da rede de apoio. Além disso, busca criar uma cultura de respeito à saúde mental, para desestigmatizar a busca por ajuda e promovendo ambientes de trabalho mais humanizados.
