Menu

Tribunal de Contas do Estado divulgará relatório de transição em Fortaleza

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) deverá divulgar, neste mês de maio, relatórios da transição de governo em cidades onde houve a divulgação de dados divergentes na eleição de 2024. Conforme informou o presidente do TCE, Rholden Queiroz, em entrevista ao podcast Questão de Opinião, do Opinião CE, os apontamentos servirão como subsídio para o parecer prévio para o julgamento das contas dos municípios. De acordo com ele, em cerca de 40 municípios dos 184 do Estado, houve quebra de gestão, situações em que a possibilidade de divergência é ampliada.

“A expectativa é de que saia um relatório com o balanço geral do trabalho da Transição Responsável e apontando relatórios de cada município onde houve problema, o que aconteceu em cada município”, disse.

Conforme o presidente, a análise realizada pelo Tribunal será técnica. “Vamos analisar tecnicamente o que aconteceu de fato na transição, quem tinha razão, quem não tinha. (…) O Tribunal se coloca com uma posição de magistrado, equânime, para avaliar tecnicamente a questão das finanças públicas”, explicou.

Durante o processo de transição de 2024, o TCE chegou a atuar como “mediador” em alguns municípios, segundo Rholden. “Onde houve maiores problemas, o Tribunal visitou os municípios e teve que atuar até como mediador dessas transições”, afirmou. O presidente frisou que, independentemente da briga política, os governantes devem se atentar aos serviços que têm que ser prestados à população. “A disputa, depois, você tenta no próximo mandato, mas não pode inviabilizar a gestão de quem entra”, acrescentou.